Disciplinas Optativas

Informações adicionais sobre algumas disciplinas optativas ofertadas:

2019/1

INF09371 - Tópicos Especiais em Engenharia de Software I - Prof. João Paulo - 5as (9h-13h)
Objetivos: Apresentar os conceitos básicos, aplicações e pesquisa na área de Desenvolvimento Orientado a Modelos (Model-Driven Design), abordadando diversas linguagens de modelagem e vários domínios e aspectos de modelagem. Ênfase é dada à transformação ou compilação de modelos.
Pré-requisitos: Engenharia de Software e Linguagens Formais e Autômatos
 
INF09377 - Tópicos Especiais em Informática II: Reconhecimento de Padrões - Prof. Thomas - 4as. (8:30h-12:30h)
Objetivos: O objetivo da disciplina é a introdução às ferramentas matemáticas e computacionais que permitam a emulação de capacidades cognitivas humanas, a chamada Inteligência Artificial. O foco são técnicas numéricas, ou seja, em geral uma grande quantidade de dados é processada com o objetivo principal de classificar. Trabalha-se bastante com matrizes e vetores e derivadas de funções em uma ou mais dimensões. O gradiente de uma função tem um papel fundamental, pois guia o processo de otimização com o objetivo de realizar o aprendizado de máquina. Um campo preferido de aplicação será o diagnóstico de falhas em processos.
Pré-requisitos: Cálculo I, Álgebra Linear, Programação II
 
INF09378 - Tópicos Especiais em Informática III - Prof. Gabriel Miranda - 6as (13h-16h e 18h-19h)
Objetivos: Projetar uma arquitetura organizacional completa, a fim de descrever os diversos aspectos de uma organização: organizacional, objetivos, processos, aplicações e infraestrutura. Aplicar na prática técnicas de: (i) levantamento de requisitos; (ii) desenvolvimento de modelos corporativos (Archimate), de casos de uso e classes (UML) e de processos (BPM); e (iii) desenvolvimento de relatórios técnicos. 
Pré-requisitos: Engenharia de Software
 
INF09396 - Tópicos Esp. em Lógica para Computação I - Profa. Rosane - 2as (7h-11h)
Objetivos: Apresentar tópicos que ilustrarão o uso da lógica como ferramenta na formalização de problemas, bem como apresentar  tópicos que contribuirão para uma melhor formação do aluno de computação quanto ao uso correto do raciocínio, integrando conhecimentos anteriormente estudados.
Pré-requisitos: Linguagens Formais
 
INF09416 e INF09376 - Tópicos Especiais em Programação I/Tópicos Especiais em Informática I - Prof. Thiago - 2as. (17h-19h) e 4as.(17h-19h)
Objetivos:  A disciplina tem como objetivo preparar os alunos para programar competitivamente. O aluno trabalha os conceitos de programação já assimilados em períodos anteriores focando na resolução de problemas típicos de competições de programação.
Pré-requisitos: Estruturas de dados I
 
INF09423 - Tópicos Especiais em Redes I: Infraestrutura e aplicações de IoT - Prof. José Gonçalves - 4as. (8h-12h)
Objetivos: este é um curso de caráter teórico em grande parte, baseado fortemente na leitura e discussão de artigos de journals e conferências científicas. Serão explorados temas básicos do universo de Internet das Coisas (IoT), como também tópicos mais avançados. Trabalhos e projetos mais recentes, inclusive aqueles desenvolvidos ou em desenvolvimento no PPGI/DI (ex: LAURA, SSN, Node-Red, etc.), serão usados como base nas aulas práticas.
Pré-requisitos: Redes de computadores
 
ELE08511 - Informática Industrial - Prof. Klaus - 3as e 5as (13h-15h)
Tópicos a serem abordados: Sistemas de Produção Automatizados; Arquitetura de Computadores Industriais; Sistema Digital de Controle Distribuído, (SDCD) e Sistemas Híbridos; Programação de Computadores Industriais; Controladores Lógico-Programáveis (PLC); Norma IEC 61.131-3; Sistemas Supervisórios (SCADA).
Pré-Requisito: 160 créditos
 
ELE08576 - Sistemas Embarcados II - Prof. Hans -  5as (9h-11h)
Objetivos: Ao final do curso, o aluno deve ser capaz de projetar sistemas embarcados baseados em microcontroladores, em especial, ARM Cortex, Atmel AVR e Texas MSP430, desenvolvendo tanto o hardware e o software, incluindo Linux embarcado (Raspberry Pi, Beaglebone). 
Pré-Requisito: Sistemas Embarcados I
 
EPR07936 Empreendedorismo - Prof. Miriam Magdala -  2as e 4as (18h às 20h)
Com abordagem mão na massa, nessa disciplina serão abordados os principais temas relacionados com a criação de uma startup: formação de equipes, identificação de problemas e validação, modelagem de soluções e validação, métricas, MVP, marketing digital, vendas B2B, customer  success e pitches.
Obs.: Esta disciplina será aberta com escopo 3 (para todos os alunos). O aluno solicitará a matrícula em 2a. etapa  e, se obtiver aprovação, cursará a disciplina como Eletiva. Uma vez aprovado na disciplina, o aluno deverá solicitar junto ao seu Colegiado de Curso aproveitamento de disciplina.
 
******** DISCIPLINAS COM MATRÍCULA APENAS EM "3a. ETAPA" **********
Obs: O ALUNO DEVERÁ FREQUENTAR AS AULAS SOLICITANDO REGISTRO DE PRESENÇA AO PROFESSOR (Mais instruções serão enviadas posteriormente)
 
ELE08648 - Visão Computacional I - Profa. Raquel - 2as e 4as (11h-13h)
Tópicos a serem abordados: Introdução aos conceitos básicos de Visão Computacional; Seleção de features; Calibração de câmeras; Reconstrução 3D.
Pré-requisito: 140 horas
 
ELE08643 Tópicos Especiais em Visão Computacional III - Prof. Jorge - 3as (13h-15h)
Descrição em breve!
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2018/2

INF09299-Interfaces e Periféricos - Prof. Vinicius Mota- 2as de 15h-18h
O objetivo da disciplina é introduzir os conceitos de desenvolvimento de drivers, que conectam o sistema operacional  às interfaces dos dispositivos periféricos. Para isto, serão apresentados os conceitos do desenvolvimento de drivers, as principais interfaces (USB, Serial, I2C),  e um projeto de desenvolvimento de drivers e aplicações em sistemas embarcados (Arduino, ESP8266 ou Raspberry PI).
 
INF09373-Top. Esp. em Eng. de Software III- Prof. Vítor- 2as e 4as de 9h-11h
Desenvolvimento Web e Web Semântica
 
INF09377-Top. Esp. em Informática II-  Prof. Maria Cristina Rangel- 6as de 08h-12h
META-HEURÍSTICAS: Estudar as meta-heurísticas mais conhecidas como Algoritmos Genéticos, Colônia de Formigas, Busca Tabu, entre outras, e aplicar em problemas de Otimização. A dinâmica das aulas é apresentação de seminários dos princípios básicos das meta-heurísticas e seminários da implementação das meta-heurísticas em um problema de Otimização Combinatória (Caixeiro Viajante, Coloração de Grafos, Alocação de Facilidades, Partição de Grafos, Planejamento de Caminhos, entre outros). A explanação sobre várias meta-heurísticas tem o objetivo de fazer os alunos enxergarem as semelhanças e diferenças entre elas, tanto nos princípios básicos como nas implementações.
 
INF09386-Top. Esp. em Inteligência Artificial- Prof. Ranick- 3as e 5as de 17h-19h
Fundamentos do aprendizado de máquina. Teoria básica de redes neurais. Teoria matemática  de redes neurais. Introdução a Deep Learning. Redes neurais convolucionais. Aplicações de Deep Learning. Atualização no Estado  da Arte em Deep Learning.
 
INF09417-Top. Esp. em Prog. II-  Prof. Roberta - 2as e 4as de 17h-19h
Introdução a Blockchains e Smart Contracts: O objetivo desta disciplina é apresentar uma introdução a Blockchains, tendo como foco sua aplicação em Smart Contracts. Primeiramente serão apresentados conceitos fundamentais de Computação que suportam o entendimento de Blockchains. Também serão apresentadas as aplicações desse tipo de tecnologia, como criptomoedas. Em seguida, será trabalhado o conceito de Smart Contracts, com a realização de atividades práticas tendo como base a plataforma Ethereum.
 
INF09418-Top. Esp. em Prog. III-  Prof. Renato K.- 2as e 4as de 15h-17h
Introdução a problemas de Otimização não linear. Métodos de busca local. Algoritmos biologicamente inspirados: algoritmo genético, evolução diferencial. Inteligência coletiva computacional: Otimização via colônia de formigas e otimização via via enxame de partículas. lógica fuzzy. Redes Neurais. Estudo de casos com aplicações para problemas de engenharia. 
 
INF09379 Top. Esp. em Informática IV - Prof. Miriam Magdala-  2as e 4as de 19h-21h  (Novo código/turma!)
INF10431 Empreendedorismo- Prof. Miriam Magdala-  2as e 4as de 19h-21h
Com abordagem mão na massa, nessa disciplina serão abordados os principais temas relacionados com a criação de uma startup: formação de equipes, identificação de problemas e validação, modelagem de soluções e validação, métricas, MVP, marketing digital, vendas B2B, customer  success e pitches.
 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910