Insertion of Computational Thinking in basic education

Summary: O avanço tecnológico vem fomentando mudanças em todas as áreas, trazendo novos conhecimentos e exigindo da sociedade habilidades específicas para o pleno exercício da cidadania no século XXI. Sendo assim, como a educação não pode ficar indiferente às novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a escola vem se transformando, ao longo dos anos, para aperfeiçoar as práticas educacionais de forma a inserir os estudantes no centro do processo educativo.

Na última década, alguns movimentos educacionais surgiram e se disseminaram em dezenas de países líderes do ranking educacional, nos quais a computação está inclusa no currículo como disciplina obrigatória. O Brasil segue o mesmo caminho com o lançamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), normatizando as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas e trabalhadas pelos estudantes na educação básica.

A BNCC apresenta dez competências gerais definidas como a mobilização de conhecimento, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Entre as competências, interessa-nos a Competência 5, relacionada a área da computação, de forma a compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Como o desenvolvimento tecnológico tem impactado nas transformações da sociedade, a BNCC caracteriza a computação e as tecnologias digitais tanto por conhecimentos e habilidades quanto por atitudes e valores relacionados ao pensamento computacional, ao mundo digital e à cultura digital. Além disso, para subsidiar sua aplicação, foi homologado em outubro de 2022 um documento complementar específico para a computação na educação básica.

Dado que o pensamento computacional (PC) envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos, é fundamental que o professor esteja familiarizado com essas capacidades, bem como capacitado para o uso de práticas e metodologias de ensino envolvendo o uso de tecnologias (atividades plugadas) ou não (atividades desplugadas). No Brasil, esforços estão sendo feitos para disponibilizar cursos de formação e material didático para que os professores integrem as habilidades do PC em suas disciplinas, em conformidade ao novo currículo recomendado na BNCC.

Apesar dos esforços voltados a formação de professores, a aplicação do PC requer que o próprio professor assuma o papel de mediador no ensino dos temas envolvidos com a área da computação, visando estimular práticas relacionadas ao entendimento e uso das novas tecnologias digitais, para o exercício pleno da cidadania e para a resolução de problemas.

Starting date: 01/08/2022
Deadline (months): 72

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * LUCIA CATABRIGA
Researcher * CAMILA ZACCHÉ DE AGUIAR
Student Master * ROSIANE DA SILVA SANGALI
Student Master * LUCAS RIOS ESCÓSSIA DE OLIVEIRA
Vice coordinator * MARIA CLAUDIA SILVA BOERES
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