Assistentes de Aprendizagem em Simuladores de Voo.

Nome: EDGAR ELER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2016

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DAVIDSON CURY Examinador Interno
JOSE FRANCISCO DE MAGALHAES NETTO Examinador Externo
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Orientador

Resumo: A formação de um indivíduo para o comando de uma aeronave tem como base prepará-lo para tomar decisões rápidas diante de situações de elevada responsabilidade e submetido a um ambiente de grande pressão proveniente de diversos fatores envolvidos. Dado esse cenário, é importante que as atividades de simulação de voo preparem o aprendiz para a análise imediata de todas as variáveis disponíveis de forma a agilizar a tomada de decisão crítica. Com isso, é possível auxiliar a avaliação da aptidão do aprendiz para exercer sua função como piloto. Esta dissertação aborda a concepção de assistentes pessoais de aprendizagem de pilotagem, de modo a acompanhar e interagir com a prática do aprendiz no simulador. Esses agentes assistentes se integram aos sistemas de simulação e possibilitam a avaliação do desempenho prático do aluno, além do auxílio em seu processo de aprendizagem. A especificação dos requisitos desses agentes assistentes, um sistema multiagente, é feita com base em informações fornecidas por especialistas em comando de aeronaves e extraídas de manuais, com o objetivo de atender às necessidades reais de utilização de simuladores de voo, como requisito na formação de pilotos profissionais. O protótipo do sistema é desenvolvido com base no simulador de voo FlightGear, por ser gratuito, amplamente difundido em escala global e possuir código-fonte aberto.

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