Uma Abordagem com Multi-Mochilas Multidimensionais para o Problema de Alocação de Ações de Redução de Perdas na Distribuição de Energia

Nome: JOÃO CARLOS HERINGER MOREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/03/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLÁVIO MIGUEL VAREJÃO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE CLAUDIO BOTAZZO DELBEM Examinador Externo
ANDRÉ RENATO SALES AMARAL Examinador Interno
FLÁVIO MIGUEL VAREJÃO Orientador
MARIA CLAUDIA SILVA BOERES Examinador Interno

Resumo: Em países em desenvolvimento, perdas não-técnicas são consideradas pelas companhias de distribuição de energia como algumas das maiores causas de prejuízos. No Brasil, parte dessas perdas pode ser repassada ao consumidor nas tarifas, entretanto o valor máximo deste repasse é limitado pela agência reguladora, como forma de incentivar melhorias por parte das distribuidoras. Este limite é definido na forma de metas de redução de perdas.

O problema de otimização abordado neste trabalho trata da redução de perdas do ponto de vista da distribuidora. Para atingir as metas estabelecidas pela agência reguladora, as distribuidoras possuem várias ações de redução de perdas, que devem ser alocadas em planos multianuais. Estes planos tentam atingir a meta estabelecida, respeitando alguns orçamentos disponíveis, e objetivando sempre obter o maior lucro possível com a alocação das ações. Este trabalho aborda o problema como uma generalização do Problema da Mochila. Uma modelagem formal é definida e a dificuldade da mesma é analisada através de testes computacionais, utilizando um resolvedor genérico aplicado a uma variedade de instâncias para obter a solução exata. Duas heurísticas são então propostas, a primeira baseada em uma abordagem gulosa e a segunda na metaheurística Busca Tabu, e aplicadas ao problema. Finalmente, as técnicas são comparadas considerando a qualidade das soluções encontradas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910