Suporte a Aplicações Móveis Sensíveis ao Contexto em TV Digital Interativa

Resumo: A Televisão Digital (TVD) é um tipo inovador de tecnologia de difusão de áudio e vídeo que introduz uma melhoria acentuada da qualidade de som e imagem comparada ao que hoje é proporcionado pela televisão convencional. Além de permitir uma maior qualidade do sinal de áudio e vídeo, a tecnologia permite ainda que uma série de novas facilidades sejam incorporadas ao serviço, destacando-se a interatividade. A TV digital interativa traz ao telespectador a possibilidade de participação ativa na programação televisiva, tendo acesso às funções dos programas interativos, permitindo uma maior democratização na geração e distribuição de conteúdo.
A tecnologia de TVD possibilita um enorme leque de novas aplicações, surgindo como um poderoso aliado técnico na concepção de novas políticas sociais e econômicas. Neste contexto, optou-se, no Brasil, pela definição de um padrão de middleware local para o Sistema Brasileiro de TV Digital – SBTVD. O middleware é um software que oferece uma série de facilidades para o desenvolvimento de conteúdo e aplicativos para TVD, dentre elas a possibilidade desses conteúdos serem exibidos nos mais diferentes sistemas de recepção, independente do fabricante e tipo de receptor (TV, celular, PDA, etc.). O Ginga, padrão de middleware do SBTVD, permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TVD de forma independente dos terminais de acesso, garantindo assim uma grande interoperabilidade.
Este projeto tem por objetivo explorar o cenário inovador proporcionado pelo SBTVD/Ginga no que se refere ao desenvolvimento de pesquisas nos seguintes tópicos globais de interesse:
(i) Suporte à mobilidade no Ginga;
(ii) Manipulação de informações contextuais;
(iii) Infraestrutura de colaboração
(iv) Aspectos de desempenho
(v) Redes de sensores
(vi) Desenvolvimento de aplicações piloto em diferentes domínios

Data de início: 01/01/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado IGOR MAGRI VALE
Aluno Mestrado FERNANDO ANTONIO MARQUES FILHO
Aluno Mestrado THIAGO PARIS SALVIATO
Pesquisador MAGNOS MARTINELLO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910