Visualização e Animação de Grafos

Resumo: Inúmeros artefatos do nosso cotidiano podem ser representados por meio de grafos. Estes grafos, por sua vez, podem então ser manipulados por algoritmos computacionais. Uma vantagem de se utilizar grafos é a sua representação visual, que é bastante intuitiva. No entanto, quando o grafo aumenta de tamanho essa vantagem pode se transformar numa desvantagem, caso métodos de visualização apropriados não sejam empregados. O GROOVE é uma ferramenta de modelagem computacional baseada em grafos. Um fator chave para a difusão da ferramenta nos meios acadêmicos e industriais é a facilidade de uso. Um requisito essencial desse fator é a facilidade para visualização de grandes grafos e a animação da sua evolução ao longo do tempo.

O objetivo desse projeto é estudar e integrar bibliotecas de visualização de grafos na ferramenta GROOVE, utilizada para modelagem/análise formal de sistemas.

Os resultados esperados desse projeto são: 1) desenvolvimento de uma nova interface gráfica para visualização de grafos no GROOVE; 2) trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC) baseados nesse desenvolvimento; e 3) publicação de artigos em workshops da área.

Data de início: 01/06/2013
Prazo (meses): 24

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910