Ensino a distância

A UFES possui um programa de ensino a distância em funcionamento desde 2000, totalmente estruturado. O programa está atualmente integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado à CAPES/MEC. O Núcleo de Educação Aberta e a Distância (ne@ad) constitui o organismo mediador e gestor das ações voltadas ao ensino a distância e é gerenciado pela Administração Central da UFES. Em seu interior, alocam-se a Coordenação e a Coordenação Adjunta da UAB; e sua estruturação é composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento, onde se incluem especialistas em Informática na Educação do PPGI, atendendo a projetos de vários Centros e Departamentos da Universidade e de outras instituições.

Essa estrutura apresenta-se distribuída, por meio de parcerias entre a UFES, o MEC e os municípios, em 26 (vinte e seis) polos municipais de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil - Polos UAB, que interligam todas as regiões espírito-santenses. Atualmente, em parceria com o MEC/UAB/CAPES, oferta à população do Estado cursos nos níveis de Graduação, Extensão e de Pós-Graduação Lato Sensu (Aperfeiçoamento e Especialização).

A proposta de EAD da UFES visa a, sobretudo, introduzir a Universidade, cada vez mais, na cultura da Educação Aberta e a Distância e na utilização das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação nos espaços formadores externos e internos, a fim de irradiar, cada vez mais e melhor, um ensino que seja de qualidade, hábil ao desenvolvimento das regiões do Estado e à melhoria da qualidade de vida de seus atuais habitantes e das futuras gerações.

ATUAÇÃO DO PPGI NO ENSINO A DISTÂNCIA:

Desde 1996, o grupo de Informática na Educação do PPGI vem desenvolvendo tecnologia e formando recursos humanos para o uso da TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino a distância. O foco central é a construção de ambientes virtuais para apoiar a interação (atividades cooperativas e colaborativas) e de uma cultura e uso desses ambientes.

Os trabalhos estão sendo realizados junto às graduações e nas pós-graduações da UFES e UFRGS (em parceria) visando preparar profissionais com conhecimento técnico para desenvolver novos recursos de apoio à interação e promover o uso desses recursos. Os professores/pesquisadores atuantes em Informática na Educação trabalham na formação de professores para o uso de TIC no contexto do ensino fundamental e médio, onde se pretende criar as condições iniciais, em termos de capacitação de recursos humanos, para o uso da informática em educação a distância. Sua ação busca propiciar a cada professor o conhecimento de informática e a visão crítica das suas possibilidades de uso como instrumento potencializador do fazer pedagógico e das capacidades do aprendiz enquanto cidadão consciente e agente de sua aprendizagem.

Atividades Atuais:

  1. No contexto de desenvolvimento de ambientes de aprendizagem na web, encontra-se em fase de desenvolvimento o ClicAção, um ambiente para o desenvolvimento de jogos educacionais, envolvendo alunos de mestrado e graduação. Busca-se criar um ambiente para Aventuras Online (MMOA), onde possam participar estudantes das mais variadas partes do pais, criando com isso uma rede de aprendizagem.

  2. Projetos de pesquisa sobre o uso de tecnologias de comunicação e cooperação para melhoria do ensino presencial;

  3. Oferta de disciplinas sobre o uso educacional de mundos virtuais na graduação e no mestrado;

  4. Oferta de disciplinas em cursos de especialização e extensão, na modalidade educação a distância, via o NEAAD/UFES;

  5. Iniciativas vinculadas à elaboração de arquiteturas pedagógicas para educação a distância mediada pela web;

  6. Trabalho conjunto com a UFAM na produção de ambientes flexíveis para mediação da educação a distância;

  7. Trabalho conjunto com a UFPA em busca de arquiteturas pedagógicas para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de programação, com a inclusão de recursos para a autorregulação da aprendizagem.

  8. Trabalho conjunto com a FACED-UFRGS para o projeto de um hiperdocumento que disponibilizará objetos de aprendizagem pertencentes a uma biblioteca de tecnologias assistivas, de maneira inteligente. Para a realização das funções sobre essa biblioteca é proposta uma estrutura de navegação e recuperação de documentos, baseada em mapas conceituais. Essas funções serão orientadas por uma arquitetura de agentes de software e por uma ontologia do domínio das tecnologias assistivas.

  9. Oferta de cursos para o Programa Aluno Integrado ES do Ministério da Educação para professores, gestores e alunos da rede pública de ensino.

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