Integração com a graduação

O fortalecimento do PPGI vem tendo reflexos diretos sobre a graduação, propiciando um aumento expressivo de novas oportunidades de participação de graduandos em Ciência e Engenharia da Computação em atividades de pesquisa: em 2006, apenas 4 professores do PPGI (o total de professores era 26) orientaram alunos de Iniciação Científica (IC) e o total de bolsistas era igual a 12; em 2010, 12 professores, dentre os 25 do PPGI, orientaram alunos de IC e o número total de bolsas era igual a 20; Em 2013, foram 18 professores do PPGI com 33 bolsistas. Em 2014, foram 12 professores do PPGI com 25 bolsistas. Ou seja, o número médio de professores do PPGI participando de projetos de IC no biênio (15) quase quadruplicou quando comparado a 2006. E o número de bolsas de IC mais que duplicou de 2006 para o último biênio (número médio de bolsistas igual a 29). Além de atuar na graduação orientando IC, os docentes do PPGI ministram disciplinas na graduação, em especial nos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação da UFES. Dos 28 docentes do PPGI em 2013, 23 (82%) ministraram disciplinas nestes cursos de graduação. Já em 2014, dos 30 docentes do PPGI, 18 (60%) ministraram disciplinas nestes cursos. Em 2013, a média do PPGI, foi de 1,38 disciplinas de graduação por docente por período letivo. Em 2014, a média do PPGI, foi de 1,55 disciplinas de graduação por docente por período letivo.

Essa interação do corpo docente do PPGI com alunos da graduação tem contribuído visivelmente para a melhoria da formação acadêmica destes alunos. Uma consequência direta desta maior interação é que hoje parte dos egressos dos cursos de graduação do Centro Tecnológico com o maior grupo de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Informática (Ciência da Computação e Engenharia de Computação), que tem interesse em continuar estudos de pós-graduação, tem optado por fazer o mestrado no PPGI, ao contrário de anos atrás, quando esses alunos – geralmente de alto desempenho escolar – preferiam fazê-lo em outros centros do país, em especial Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. A razão para tal mudança está fortemente associada à nova realidade do Programa, que oferece agora um ambiente muito mais propício ao desenvolvimento da pesquisa científica, uma maior capacidade e qualidade de orientação, e novas oportunidades de bolsas, além de infraestrutura física e computacional adequada (os grupos de pesquisa gerenciam laboratórios temáticos). Por outro lado, a melhoria da formação dos alunos de graduação beneficia diretamente os cursos de mestrado e doutorado do PPGI, uma vez que esses alunos ingressam com uma formação mais sólida e são expostos às atividades de pesquisa mais cedo, antecipando algumas etapas da sua formação científica.

Cabe ressaltar a relevância deste novo cenário para a melhoria do setor de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no estado do Espírito Santo. Sendo os cursos de Mestrado e Doutorado em computação do PPGI os únicos da área no estado, e à medida que parte dos seus egressos são absorvidos por empresas e instituições locais, o PPGI cumpre com sua missão de contribuir para a melhoria da qualificação profissional e para o desenvolvimento tecnológico estadual.

Estágio de docência: Outra importante forma de interação pós-graduação - graduação é o estágio de docência.

O Estágio de Docência visa iniciar o estudante do PPGI a exercer atividades relacionadas ao ensino na área de Ciência da Computação. O Estágio de Docência é desempenhado por aluno de mestrado ou doutorado, regularmente matriculado no PPGI, e consiste no auxílio às atividades acadêmicas associadas às disciplinas de graduação ou pós-graduação do Departamento de Informática da UFES. O Estágio de Docência do aluno de mestrado compreende 1 (um) semestre letivo. O Estágio de Docência do aluno de doutorado compreende (2) dois semestres letivos. Cada semestre letivo do Estágio de Docência corresponde a 60 horas de trabalho sob supervisão docente e poderá ser realizado em uma das seguintes modalidades: na modalidade de quatro (4) créditos, quando as atividades realizadas forem equiparáveis ao demandado por aulas teóricas e seminários, ou na modalidade de dois (2) créditos, quando as atividades realizadas forem equiparáveis ao demandado por estudos independentes e aulas práticas. O Estágio de Docência é supervisionado por um professor designado pelo Colegiado do PPGI.
Listamos abaixo os discentes bolsistas do PPGI que cumpriram estágio de docência no último biênio (2013 e 2014):

2013/1:

Nome: Avelino F. da Silva (doutorando)
Disciplina: INF 09325 – Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia Civil
Orientador: Alberto Ferreira de Souza

Nome: Filipe Wall Mutz (mestrando)
Disciplina: INF 09329 – Programação I
Curso: Física
Orientador: Alberto Ferreira de Souza

Nome: Diorbert Correa Pereira (mestrando)
Disciplina: INF 09330 – Programação II
Curso: Ciência da Computação
Orientador: João Paulo Andrade Almeida

Nome: Vinicius Gama Valory Frauches (mestrando)
Disciplina: INF 09325 – Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia Elétrica
Orientador: Monalessa Perini Barcellos

2013/2:

Nome: Avelino F. da Silva (doutorando)
Disciplina: INF 09325 – Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia Civil
Orientador: Alberto Ferreira de Souza

Nome: Ernane G.M.C. dos Santos (doutorando)
Disciplina: INF 09329 – Programação II
Curso: Física
Orientador: Giancarlo Guizzardi

Nome: Maria das Graças da Silva Teixeira (doutoranda)
Disciplina: INF 05116 - Programação
Curso: Matemática
Orientador: Giancarlo Guizzardi

Nome: Victorio A. de Carvalho (doutorando)
Disciplina: INF 09325– Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia de Produção/Engenharia Ambiental
Orientador: João Paulo Andrade Almeida

Nome: Fabiano Borges Ruy (doutorando)
Disciplina: INF09337 – Projeto de Sistemas de Software
Curso: Ciência da Computação
Orientador: Ricardo de Almeida Falbo

Nome: Eros Silva Spalla (mestrando)
Disciplina: INF 09341 – Redes de Computadores
Curso: Ciência da Computação
Orientador: Magnos Martinello

Nome: Roberto Guimaraes Morati Junior (mestrando)
Disciplina: INF 05116 – Programação
Curso: Estatística
Orientador: Orivaldo de Lira Tavares

Nome: Carlos Lins B. de Azevedo (doutorando)
Disciplina: INF09234 – Programação Aplicada de Computadores
Curso: Engenharia Elétrica
Orientador: João Paulo Andrade Almeida

Nome: Lauro Jose Lyrio Junior (mestrando)
Disciplina: INF 09274 – Arquitetura de Computadores
Curso: Engenharia Elétrica
Orientador: Alberto Ferreira de Souza

2014/1:

Aluno: Brenno Albino Lugon
Disciplina: INF09272-Algorítmos Numéricos II
Curso: Ciência da Computação
Orientador: Lúcia Catabriga

Aluno: Janaina Scal D. Castelo
Disciplina: INF09324- Programação Aplicada de Computadores
Curso: Engenharia Elétrica
Orientador: Vítor E. Souza

Aluno: Marlon Ferrari
Disciplina: INF09328- Programação I
Curso: Ciência da Computação/Engenharia de Computação
Orientador: Maria Claudia Boeres

Aluno: Rodolfo L. Torres de Oliveira
Disciplina: INF09329- Programação I
Curso: Física
Orientador: Maria Cristina Rangel

Aluno: Victorio A. de Carvalho
Disciplina: INF09325- Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia Civil
Orientador: Maria Cristina Rangel

Aluno: Ramilton Zancanela
Disciplina: INF09331- Programação III
Curso: Ciência da Computação/Engenharia de Computação
Orientador: Vítor E. Souza

2014/2

Aluno: Cassio Chaves
Disciplina: INF05116- Programação
Curso: Matemática
Orientador: Saulo Bortolon

Aluno: Victor Amorin dos Santos
Disciplina: INF09329- Programação I
Curso: Física
Orientador: Maria Cristina Rangel

Aluno: Gabriel M. Miranda
Disciplina: INF09330- Programação II
Curso: Ciência da Computação
Orientador: Maria Cristina Rangel

Aluno: Pedro H. V. de O. Azevedo
Disciplina: INF09330- Programação II
Curso: Engenharia de Computação
Orientador: Maria Cristina Rangel

Aluno: John Oliveira
Disciplina: INF09331- Programação III
Curso: Ciência da Computação/Engenharia de Computação
Orientador: João Paulo Andrade Almeida

Aluno: Diego Luchi
Disciplina: INF09297- Inteligência Artificial
Curso: Ciência da Computação/Engenharia de Computação
Orientador: Flávio Miguel Varejão

Aluno: Rafael Simonassi
Disciplina: INF09292- Estruturas de Dados I
Curso: Ciência da Computação/Engenharia de Computação
Orientador: Patrícia Dockhorn

Aluno: Marcos Daniel
Disciplina: INF09285- Elementos de Lógica Digital
Curso: Ciência da Computação
Orientador: Patrícia Dockhorn

Aluno: Bernardo F. B. Braga
Disciplina: INF09283- Computação e Sociedade
Curso: Ciência da Computação
Orientador: João Paulo Andrade Almeida

Aluno: Carlos E. C. Braga
Disciplina: INF09324- Programação Aplicada de Computadores
Curso: Engenharia Elétrica
Orientador: Vítor E. Souza

Aluno: Fred Brasileiro
Disciplina: INF09325- Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia Civil
Orientador: Maria Cláudia Boeres

Aluno: Juan X. E. de Aquino
Disciplina: INF09325- Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia Elétrica
Orientador: Elias Oliveira

Aluno: Rodolfo L. Torres de Oliveira
Disciplina: INF09325- Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia de Produção/Engenharia Ambiental
Orientador: Claudia Galarda Varassim

Aluno: Ricardo M. C. Segundo
Disciplina: INF09274- Arquitetura de Computadores I
Curso: Engenharia Elétrica
Orientador: Celso Saibel

Aluno: Wancharle S. Aquino
Disciplina: INF09325- Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia Mecânica
Orientador: Elias de Oliveira

Aluno: Cristine Griffo
Disciplina: INF09385- Tópicos Especiais em Informática V
Curso: Ciência da Computação
Orientador: João Paulo Andrade Almeida

Aluno: Sergio Teixeira
Disciplina: INF09341- Redes de Computadores
Curso: Engenharia de Computação
Orientador: Roberta Lima Gomes

Aluno: Saymon Castro
Disciplina: INF09340- Redes de Computadores
Curso: Ciência da Computação
Orientador: Roberta Lima Gomes

Aluno: Vinicius Sobral
Disciplina: INF09325- Programação Básica de Computadores
Curso: Engenharia Civil
Orientador: Maria Claudia Boeres

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