Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade: O PPGI promove em conjunto com o PET Engenharia de Computação cursos para jovens da rede de ensino médio pública, no contexto do Projeto Introcomp (http://www.inf.ufes.br/~pet/projetos/introcomp/index.html). O IntroComp, Introdução à Computação, é um curso de programação de computadores abordando a liguagem de programação C. O curso proporciona aos estudantes a oportunidade de compartilhar e explorar suas habilidades em computação, em como resolver problemas por meio da computação. O curso desenvolve o pensamento computacional do aluno, além de estimular a criatividade e o empreendedorismo. Após o curso de programação, o IntroComp oferece o preparatório para a OBI, Olimpíada Brasileira de Informática, aberto para qualquer estudante do ensino médio.

Ainda em conjunto com o o PET em Engenharia de Computação, e com o Laboratório Temático de Pesquisa em Redes e Multimídia (LPRM/PPGI), são promovidos cursos de TV Digital para jovens da rede de ensino médio pública no contexto do Projeto Ginga Brasil (http://gingabrasil.ginga.org.br/). O objetivo é promover a tecnologia de TV Digital em comunidades carentes permitindo que novos conteúdos possam ser criados de forma democrática. O último foi oferecido em 2012 a jovens do projeto Juventude (SECRI) (http://www.wix.com/sitesecri/home#!programas-sociais/vstc1=juventude). O curso foi ministrado com duração de 30h.

Os professores do LIEd fazem parte da equipe de trabalho de implementação do Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura Plena Intercultural Indígena, com vistas à formação, em nível de licenciatura plena, dos professores tupinikim e guarani das escolas indígenas localizadas no município de Aracruz. Esse curso terá caráter emergencial, com oferta de uma única turma, com recursos disponibilizados pelo PROLIND/SECADI/MEC. Do ponto de vista do PPGI, o projeto viabiliza a aplicação das tecnologias no suporte ao ensino e à aprendizagem desenvolvidas pelos docentes e discentes no escopo do LIEd.

Nucleação: Regionalmente, o PPGI vem exercendo um papel fundamental na melhoria da qualidade de cursos de graduação na área de informática. Vários dos seus egressos ocupam posição de destaque e/ou atuam hoje como docentes de faculdades da capital e do interior do estado do Espírito Santo (UVV, FAESA, UNIVIX, UCL), do sul da Bahia, do norte fluminense e mesmo em algumas universidades e faculdades de Mato Grosso e Amazonas.

Vale destacar o papel do PPGI na formação de pessoal para a própria UFES: com o REUNI, foram criados cursos de graduação nas áreas de Engenharia (em São Mateus, norte do ES) e Ciência (em Alegre, sul do ES) da Computação. Vários professores destes cursos são egressos do PPGI, e uma discente no curso de Doutorado em Ciência da Computação do PPGI é professora no campus de São Mateus.

O PPGI também contribui para formar o quadro docente na área de computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES-ES) (campi da Serra, Linhares, Venda Nova, Colatina, etc.): a maioria dos mestres atuando na área de computação no IFES são egressos do Mestrado em Informática do PPGI; adicionalmente, 8 discentes do curso de Doutorado em Ciência da Computação do PPGI são docentes do IFES com afastamento para se dedicar exclusivamente às atividades do curso de doutorado.

Grupos de pesquisa do PPGI possuem parcerias com docentes do IFES-ES com o intuito de fortalecer o IFES-ES na área de computação. Neste contexto, vale destacar o projeto PRONEX Núcleo de Excelência em Computação de Alto Desempenho e sua Aplicação em Computação Científica e Inteligência Computacional, do LCAD/PPGI aprovado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) em 2010. Professores do IFES-ES da área de computação participam deste projeto como grupo emergente em nucleação.

Em outra ação de nucleação importante, vale destacar o projeto PRONEX do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO), na área de “Ontologias de Fundamentação para Interoperabilidade Semântica de Serviços em Governo Eletrônico”. O projeto conta com a participação de grupos de interesse em pesquisa em Ontologias em instituições de ensino do interior do estado, com destaque para o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da UFES, em São Mateus, e para a Coordenadoria de Informática no IFES-ES, no município de Serra. Estes grupos têm a expectativa de contar com a equipe do Laboratório NEMO/PPGI para formação e transferência de tecnologia nessa área. Por possuírem majoritariamente o grau de mestre, os professores integrantes destes grupos são candidatos naturais ao curso de Doutorado em Ciência da Computação do PPGI (três dos doutorandos do NEMO são oriundos de instituições do interior do Espírito Santo: CEUNES e IFES-ES).

Visibilidade: Para ampliar a visibilidade de suas atividades, o programa está comprometido com a promoção de conferências científicas de relevada importância.

Em 2013, docentes do PPGI tiveram atuação nos seguintes eventos: Coordenação do 2nd International Workshop on Ontologies and Conceptual Modeling, em Valencia, Espanha; “Chair” do “Steering Comittee” da IEEE EDOC Conference (uma conferência Qualis A2); Coordenação de trilha do Comitê de programa do WebMedia 2013, realizado em Salvador-BA; participação na organização do IX Workshop do MPS.BR (WAMPS 2013), em Campinas.

Em 2014, participaram da organização da International IAOA Summer School on Ontological Analysis, Vitoria, ES; da 8th International Conference on Formal Ontology in Information Systems (FOIS 2014), Rio de Janeiro; do 1st Joint Workshop on Ontologies in Conceptual Modeling and Information Systems Engineering (Onto.Com/ODISE); da XVII Ibero-American Conference on Software Engineering (CIbSE 2014); X Workshop Anual do MPS.BR (WAMPS 2014); e da First International Workshop on Conceptual Modeling in Requirements and Business Analysis (MReBA).

Adicionalmente, docentes do PPGI tem participado ativamente em iniciativas de internacionais de padronização através do W3C (World Wide Web Consortium, no Government Linked Data Working Group), OMG (Object Management Group, na iniciativa SIMF), ISO (International Organization for Standardization, SC7 Committee) e The Open Group (Padronização ArchiMate).

Os trabalhos do PPGI tem sido reconhecidos nacional e internacionalmente através de prêmios e distinções. Podemos destacar as seguintes premiações obtidas em 2013 (todos com participação de discentes e/ou docentes do PPGI):

  • IEEE EDOC 2013 Best Paper Award - The 17th IEEE International Enterprise Distributed Object Computing (EDOC) Conference, IEEE Computer Society / IEEE Communications Society.

  • IFIP I3E 2013 - Best Paper Award - 12th IFIP Conference on e-Business, e-Services, and e-Society, IFIP - International Federation for Information Processing.

  • IEEE CogSIMA 2013 Best Paper Award, IEEE Communications Society.

  • Distinguished Paper Award, X Experimental Software Engineering Latin American Workshop - ESELAW 2013.

  • Best Paper Award – Conferência IADIS Ibero-Americana Computação Aplicada 2013

  • Melhor Artigo do IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI´2013), Sociedade Brasileira de Computação.

  • Best Paper Award WebMedia´13 - Multimedia Track, Sociedade Brasileira de Computação.

  • DISTINGUISHED PAPER AWARD, 8th International Conference on Formal Ontology in Information Systems (FOIS 2014).

  • Menção Honrosa no XIII Workshop de Ferramentas e Aplicações do WebMedia 2014, SBC.

Para dar visibilidade às suas atividades, o site do PPGI têm sido mantido atualizado, e inclui informações gerais sobre o Programa, seus docentes, laboratórios, projetos de pesquisa em andamento e já concluídos; disponibiliza para consulta o regimento interno do PPGI, sua estrutura curricular, entre outros documentos e formulários oficiais relevantes da UFES e de outros órgãos. O site também disponibiliza para download a produção docente mais relevante, a lista de toda a produção científica do PPGI desde sua criação (extraída automatica e periodicamente do Lattes dos docentes), editais e outras informações relevantes associadas às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no âmbito do PPGI. O site está integrado ao site do Departamento de Informática, dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, e ao site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910