PPGI em evidência, novos bolsistas CNPq e prêmio em conferência iberoamericana

O Programa de Pós-Graduação em Informática do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGI/CT/UFES) continua trabalhando no desenvolvimento de pesquisa científica de excelência e na contribuição ao avanço científico e à inovação tecnológica em Computação. Este mês tal esforço se refletiu em três conquistas que merecem divulgação.

No dia 13/03, o PPGI promoveu enorme visibilidade institucional para a UFES, tendo apresentado uma demonstração intitulada "O2CMF: Experiment-as-a-Service for Agile Fed4Fire Deployment of Programmable NFV" ("O2CMF: Experimento-como-Serviço para Imlantação Ágil Fed4Fire de NFV Programável", em tradução livre) junto a grandes nomes da academia e da indústria (vide foto) na conferência IEEE Optical Fiber Communication Conference 2018, realizada em San Diego, CA, nos Estados Unidos. O trabalho é fruto do projeto FUTEBOL (Federated Union of Telecommunications Research Facilities for an EU-Brazil Open Laboratory) e foi realizado em colaboração com a Universidade de Bristol, no Reino Unido, com a qual a UFES celebrou recentemente acordo de cooperação acadêmica, com participação ativa do PPGI.

No dia 14/03 foi divulgado o resultado da Chamada CNPq 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ, na qual o prof. Thiago Oliveira dos Santos, membro do PPGI, foi contemplado com uma nova bolsa PQ-2 e o prof. João Paulo Andrade Almeida, também membro do PPGI, teve sua bolsa PQ-2 renovada. O PPGI conta, agora, com 6 bolsistas de produtividade CNPq em seu quadro de docentes.

Por fim, no dia 19/03 os professores Renata S. S. Guizzardi e Vítor E. Silva Souza receberam a notícia de que o artigo "Goal and Risk Analysis in the Development of Information Systems for the Web of Data" ("Análise de Riscos e de Objetivos no Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Web de Dados", em tradução livre) foi selecionado como melhor artigo da trilha de Engenharia de Requisitos no 21º Congresso Iberoamericano de Engenharia de Software (CIbSE 2018), a ser realizado em Bogotá, Colômbia, entre os dias 23 e 27 de abril. O artigo é fruto do trabalho do aluno de Mestrado do PPGI Márcio Louzada de Freitas em colaboração com o aluno de Iniciação Científica/Graduação Allan Araujo Silva.

(Em 27/03/2018)