Professores do PPGI estão no Ranking Web das Universidades

Dois professores do PPGI -- Giancarlo Guizzardi e Renato Krohling entraram no ranking dos 3 mil cientistas brasileiros mais citados elaborado pela Webometrics Ranking of World Universities, como publicado recentemente no Portal da Ufes.

O ranking é uma iniciativa de um grupo de pesquisa pertencente à maior organização pública de pesquisa da Espanha. Em Fevereiro deste ano, foram coletados dados do Google Acadêmico (Google Scholar, em inglês), mecanismo de pesquisa do Google voltado a publicações acadêmicas. Ao indexar publicações deste tipo, o Google Acadêmico coleta métricas de citações: cada vez que uma publicação é incluída como referência bibliográfica em um trabalho acadêmico, mais uma citação é contada para os autores desta publicação.

O Webometrics, então, usou métricas de citação do Google Acadêmico --- mais especificamente o índice-h e número total de citações --- para formar rankings dos cientistas em vários lugares do mundo. O ranking dos cientistas no Brasil, com quase 3000 nomes, encontra-se no endereço http://www.webometrics.info/en/node/102. O prof. Giancarlo Guizzardi ocupa a posição 703, enquanto o prof. Renato Krohling encontra-se na posição 2098.

(Publicado em 14/04/2015)