"CAPCOM – Plataforma para Criação e uso de Arquiteturas Pedagógicas Colaborativas para Operações Cognitivas sobre Dados Multimídia."

Nome: RENAN FREITAS DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/09/2016

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR Examinador Externo
CREDINE SILVA DE MENEZES Examinador Interno
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Orientador

Resumo: As arquiteturas pedagógicas são estruturas especialmente elaboradas para suportar a aprendizagem. A concepção de uma arquitetura pedagógica (AP) acontece com a definição de objetivos de aprendizagem (o que aprender), atividades (o que fazer), método (como fazer) e recursos digitais (com o que fazer). Este trabalho apresenta a construção de uma plataforma, denominada CAPCOM, que permite criar arquiteturas pedagógicas que envolvam o uso de operações cognitivas, de forma individual ou colaborativa, sobre dados multimídia. A proposta inicial é que esses dados multimídia tenham sido criados em atividades de campo. O trabalho apresenta seis arquiteturas pedagógicas, com os respectivos recursos digitais, criadas para validar a plataforma CAPCOM. Além disso, são apresentados resultados da validação da plataforma CAPCOM com a criação e uso de novas APs, envolvendo 2 professores e 5 alunos do IFES. No desenvolvimento da plataforma são adotados conceitos propostos no projeto MOrFEU (Multi-Organizador Flexível de Espaços Virtuais), acerca de desenvolvimento de software, arquiteturas pedagógicas, configuração flexível de recursos digitais e ambientes flexíveis para aprendizagem

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910