UM SISTEMA BASEADO EM CONHECIMENTO PARA O PLANEJAMENTO DE AUDITORIAS

Nome: FABIANO DA ROCHA LOUZADA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/06/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Examinador Interno
SERGIO CRESPO COELHO DA SILVA PINTO Examinador Externo

Resumo: "Os recordes anuais de gastos públicos, associados à necessidade de se garantir a eficiência, legalidade e economicidade na aplicação dos recursos públicos, tem feito a maioria das instituições de controle enfrentar um enorme desafio de alocar recursos limitados de auditoria da maneira mais eficaz. O planejamento de auditoria baseado em riscos, que é uma atividade onerosa em tempo e recursos financeiros, tem como objetivo assegurar que o auditor examine os assuntos de maior risco para o alcance dos objetivos da organização. Neste trabalho propusemos uma metodologia de planejamento de auditorias baseada em avaliação de riscos com o apoio de um sistema especialista que utiliza lógica nebulosa para executar o processo de avaliação de riscos.

As regras do protótipo do sistema foram definidas baseadas em fatores de riscos selecionados do Guia de Combate à Corrupção e Fraude em Projetos de Desenvolvimento, elaborado pelo Centro Internacional de Recursos Anti-Corrupção. As funções de pertinência dos termos linguísticos das regras nebulosas foram definidas, inicialmente, com base no conhecimento do autor, que é Auditor do Estado do Espírito Santo e, posteriormente, foi aplicado um questionário com outros 17 (dezessete) Auditores do Estado, cujo resultado foi utilizado para refinar as funções de pertinência dos termos linguísticos, e para obter a relevância de cada um dos fatores de risco.

O protótipo foi executado utilizando como entrada de dados uma amostra de cem contratos do Governo do Estado do Espírito Santo, obtidos no Portal da Transparência, e o resultado do sistema foi apresentado a Auditores do Estado, que são especialistas no assunto, para que eles verificassem se o sistema emite uma opinião aceitável sobre os processos que devem ser auditados, ou seja, se é capaz de selecionar processos que eles consideram relevantes e rejeitar aqueles que eles consideram irrelevantes.

Com relação aos contratos selecionados pelo sistema e que foram rejeitados pelos especialistas, o sistema obteve uma média de acerto de 80,5%. Já com relação aos contratos rejeitados pelo sistema e que foram selecionados pelos especialistas, o sistema obteve uma média de acerto de 95,13%. Diante dos resultados obtidos, consideramos que o protótipo apresentou um bom desempenho."

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910