UTILIZAÇÃO DE METAHEURÍSTICAS PARA O PROBLEMA DE ESCALONAMENTO DE DESTROÇADORAS E CAMINHÕES

Nome: ROBSON DE SOUZA MELO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ RENATO SALES AMARAL Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ RENATO SALES AMARAL Orientador
GERALDO REGIS MAURI Examinador Interno
JORGE PINHO DE SOUSA Examinador Externo

Resumo: Nesta pesquisa será tratado o problema de escalonamento de destroçadoras e caminhões (PEDC) que é um problema de roteamento de veículos (PRV) que utiliza restrições de sincronização. O problema consiste em definir rotas para dois grupos distintos de veículos (destroçadoras e caminhões) visando minimizar os custos com as operações de transporte de lascas de madeira (biomassa) para usinas de energia na Europa. Para a resolução deste problema não é suficiente criar rotas para as destroçadoras e caminhões, também é necessário respeitar um certo número de restrições de sincronização entre estas rotas. O PEDC é um problema no âmbito do programa FOCUS que visa controlar e organizar todas as operações floresta-à-fabrica da Europa. Para resolver o PEDC será proposta a aplicação das metaheurísticas Simulated Annealing (SA) e Iterated Local Search (ILS) e algumas variações das mesmas. Para verificar a eficiências de cada um dos métodos criados, estes serão testados em 10 instâncias do problema e serão calculados a média e o desvio padrão obtidos em 10 execuções dos métodos em cada uma das instâncias.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910