Debate com Mapas: Uma Arquitetura Pedagógica para a Composição de Grupos de Aprendizes

Nome: Marcos Paulo Drago Lovati
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/11/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Davidson Cury Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Davidson Cury Orientador
Nizam Omar Examinador Externo
Orivaldo de Lira Tavares Examinador Interno

Resumo: "Trabalho em Grupo é uma técnica didática que tem o objetivo de promover a aprendizagem de algum conteúdo, o qual pode ser de diversas naturezas. Um dos fatores determinantes para o seu sucesso é a estratégia de composição aplicada, que pode favorecer ou não a contrução de conhecimento dos mais diferentes perfis de aprendizes. Por outro lado, a dificuldade de compor grupos otimizados de alunos com base no seu desempenho cognitivo sem a utilização de uma ferramenta de apoio pode ser tão grande quanto a sua importância.

Uma vez criados para organizar e representar o conhecimento individual ou coletivo, os mapas conceituais se tornaram também ferramentas úteis para demonstrar o desempenho cognitivo de cada aprendiz. Com base nessa premissa, o presente trabalho propõe uma abordagem para avaliação de mapas conceituais para apoiar o professor na tarefa de organizar aprendizes em grupos, tendo por base diferentes critérios. A aplicação de tal abordagem é realizada por meio de uma atividade colaborativa proposta, denominada ""Debate com mapas"", que é suportada por uma ferramenta computacional na qual os mapas conceituais são utilizados para representação, avaliação e compartilhamento de conhecimentos entre alunos. A partir da dinâmica formulada para desenvolvimento da atividade, vislumbra-se o surgimento de uma nova Arquitetura Pedagógica.

Um protótipo foi projetado, implementado e agregado à plataforma de serviços CmpaaS, desenvolvido pelo Laboratório de Informática e Educação (LIEd). O mesmo conta com o Módulo de Interface para disponibilização das funcionalidades da ferramenta ao usuário final, e com os Módulos de Controle, Extração, Processamento de Texto, Comparação e Acompanhamento para a camada de serviços. Em breve, também a camada de interface será incorporada ao Portal do Conhecimento para uso conjunto com as outras ferramentas já existentes."

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910