ADALiN – AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Nome: Raíssa Arruda de Araújo
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/02/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Orivaldo de Lira Tavares Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Alberto Nogueira de Castro Júnior Examinador Externo
Credine Silva de Menezes Examinador Interno
Orivaldo de Lira Tavares Orientador
Santinho Ferreira de Souza Coorientador

Resumo: Esta dissertação apresenta a concepção, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de um ambiente digital de aprendizagem de línguas naturais, intitulado ADALin. A novidade está em que esse ambiente é concebido para atender a uma comunidade de aprendizes, sem fronteiras separadoras, no sentido de que alcancem diferentes níveis de proficiência, com uso das 5 (cinco) habilidades: ler, escrever, falar, ouvir, traduzir. Esse ambiente digital permite o uso de Estruturas Digitais de Aprendizagem, criadas por professores para serem usadas para aprendizagem individual ou colaborativa com aprendizes de diferentes níveis de proficiência. O percurso de aprendizagem de cada aprendiz é definido livremente por si próprio. Quando o aprendiz precisa de ajuda para escolher a próxima tarefa a ser desenvolvida, o ambiente recomenda as atividades, estruturadas em EDA, que sejam adequadas ao percurso atual e ao nível de proficiência desse aprendiz.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910