Um Ambiente de Autoria de Jogos Educacionais Epistêmicos

Nome: PAULO KOJI RIBEIRO SERITA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/02/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Examinador Interno
SERGIO CRESPO COELHO DA SILVA PINTO Examinador Externo

Resumo: O desenvolvimento de um bom jogo requer do autor - além de expertise da temática abordada - entender o público alvo, ser capaz de produzir uma arte adequada a proposta e possuir conhecimentos em design de jogos. Requisitos ainda mais relevantes se tratando de jogos educacionais e o design instrucional, onde a má adequação do jogo há um conteúdo educacional, pode, além de descaracterizar um jogo, não atingir os objetivos educacionais esperados. Este trabalho apresenta a proposta de um ambiente de autoria para jogos educacionais com base nos conceitos gerais de design de jogos e da teoria dos Jogos Epistêmicos como base para produção de jogos educacionais.
Tal teoria apresenta o conceito de Quadros Epistêmicos, que descreve o processo de recorte de uma cultura, ambiente, atividades e ferramentas que compõem uma profissão. A organização desses a fazer sentido quanto a uma atividade educacional e as aprendizagens esperadas em um contexto que não o habitual dos participantes. O processo de transformação do recorte em jogo resulta no Jogo Epistêmico, portanto, não se limita ao design instrucional, mas também ao planejamento dos componentes à serem definidos no design do jogo.
O ambiente de autoria proposto foi dividido em três aplicações, seguindo o modelo cliente servidor com uma estrutura interna organizada por módulos e base. A base dita modelos de comportamento aos módulos estabelecendo a comunicação entre si. As funcionalidades do ambiente foram obtidas de análises da teoria, jogos epistêmicos produzidos, outros ambientes existentes e do design de jogos. Cada módulo pode representar uma atividade através de um objeto ou personagem, no caso dos jogos epistêmicos, as atividades do recorte de uma profissão.
O resultado final é um ambiente capaz de gerar jogos epistêmicos de forma mais simples e barata, não exigindo do autor conhecimentos em programação ao simplificar o acesso a recursos tecnológicos como o motor de jogo e o ambiente de desenvolvimento ao custo da liberdade criativa e em prol da produção de um jogo que siga o modelo dos jogos epistêmicos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910