DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE PARA O MORFEU

Nome: CHARLES VIEIRA DO NASCIMENTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/02/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador
DAVIDSON CURY Examinador Interno
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Coorientador
ROSANE ARAGÓN DE NEVADO Examinador Externo

Resumo: O deslocamento do paradigma da sociedade industrial para a sociedade da informação coloca em discussão a democratização do conteúdo digital. Neste sentido, a Internet, devido a sua grande abrangência e popularidade adquirida, possui papel fundamental na socialização do conteúdo nela disponibilizado. Ao se pensar em inclusão, é necessário também a identificação dos fatores de exclusão, e neste contexto depara-se com um importante tema da sociedade atual: a inclusão do indivíduo com necessidades especiais.
As tecnologias assistivas foram criadas para viabilizar a inclusão no meio digital, porém para que o objetivo seja alcançado, os softwares utilizados devem seguir padrões de modo que as informações fornecidas sejam percebidas pelo usuário corretamente. Isso também vale para o acesso e navegação na Web, para o qual já se tem diretrizes gerais que devem ser seguidas para remover os elementos obstrutivos.
Embora existam, os padrões a seguir para acessibilidade na Web são voltados para desenvolvedores que possuem um conhecimento suficiente de programação. Em ambientes no qual o foco é a construção coletiva do conhecimento, torna-se imprescindível que o próprio processo de criação facilite o seguimento dos padrões. Este é o caso do Projeto MOrFEu, cuja principal proposta é a flexibilidade para que o usuário possa agrupar suas produções em estruturas diferentes daquelas pré-definidas.
Este trabalho propõe um modelo de acessibilidade específico para o Projeto MOrFEu, considerando seus elementos essenciais como UPI, Veículos de comunicação e utilização de templates. Para validação da proposta, foi desenvolvido um protótipo que disponibiliza um conjunto de facilidades para mostrar sua aplicação prática na concepção de um ambiente acessível a todos os usuários.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910