O Aumento da Força dos Conceitos em Mapas Conceituais

Nome: ERNANI LEITE RIBEIRO FILHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/08/2012

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Coorientador
DAVIDSON CURY Examinador Interno
ELOI FAVERO Examinador Externo
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Orientador

Resumo: Mapas conceituais são diagramas bidimensionais utilizados para representar o produto de uma construção de conhecimento, individual ou coletiva. Mapas conceituais estruturam conhecimento na
forma de um conjunto de conceitos interligados por uma série de relacionamentos. Triplas conceitorelação-conceito formam proposições a respeito do domínio ou universo descrito pelo mapa. Mapas conceituais tem na educação, notadamente na investigação de processos de ensino e aprendizagem, a sua principal área de atuação.
Na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, na qual mapas conceituais são
baseados, os relacionamentos (ligações entre conceitos) expressam concepções desenvolvidas pelo
autor do mapa durante o processamento mental do tema. Por causa disso, relações desempenham um papel de extrema importância na construção e avaliação de um mapa conceitual.
O presente trabalho visa analisar mapas conceituais e expor relações latentes, ocultas, entre conceitos. As relações de interesse aqui são aquelas que podem ser obtidas a partir de inferências sobre duas ou mais proposições encadeadas já existentes no mapa. Por se tratar de uma construção textual, mapas conceituais possuem aspectos de coerência extratextuais que são percebidos pelo leitor do mapa de acordo com o seu nível de familiaridade com o tema. Relações latentes
contribuem de forma valiosa para a construção e o incremento desse tipo de coerência. A descoberta
automática desse tipo de relação envolve o processamento de sentenças em linguagem natural e o estudo de uma taxinomia de categorias de relações encontradas em mapas conceituais. A partir da
avaliação dessas categorias é possível sugerir novas relações, contextualizadas, que interliguem conceitos ainda não relacionados. Estabelecidas dessa forma, essas novas relações fortalecem os
conceitos já existentes no mapa, dando maior destaque aos seus papéis de fonte ou sorvedouro de ligações (links), originando assim novas construções de conhecimento sobre o conteúdo original do
mapa. Ao ser alterado dessa forma, o mapa passa a fornecer novas informações para o leitor, que por sua vez passa a experimentar um aumento da sua percepção de coerência com o tema. Além
disso, o fortalecimento dos conceitos contribui para melhorar o papel do mapa enquanto veículo comunicador de ideias e ferramenta estruturadora de conhecimento.

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