AAP - UM AMBIENTE PARA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Nome: LUCINEIA BARBOSA DA COSTA CHAGAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/12/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Coorientador
MARCIA GONÇALVES DE OLIVEIRA Examinador Externo
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Orientador
ROSANE ARAGÓN DE NEVADO Examinador Externo

Resumo: A aprendizagem de programação de computadores tem sido objeto de estudo de vários grupos de pesquisa em todo o mundo. Os fatores que contribuem para que a aprendizagem de programação continue a ser um problema complexo estão relacionados às múltiplas habilidades e às múltiplas etapas do processo de programação. No ponto de vista de muitos estudantes, os cursos introdutórios de programação são considerados difíceis, no que resulta em baixo desempenho e muitas reprovações.

Nesta pesquisa, interessamo-nos pela criação de um ambiente de apoio à aprendizagem de programação, em suas várias etapas. Desse modo definimos um ambiente computacional composto de recursos computacionais para suporte a implementação de várias Arquiteturas Pedagógicas úteis para a aprendizagem de programação.

Apresentamos essas arquiteturas, com seus objetivos, estratégias e a modelagem dos recursos digitais, bem como, as validações delas com aprendizes de programação.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910