Suporte a Aplicações Móveis Sensíveis ao Contexto em TV Digital Interativa

Resumo: A Televisão Digital (TVD) é um tipo inovador de tecnologia de difusão de áudio e vídeo que introduz uma melhoria acentuada da qualidade de som e imagem comparada ao que hoje é proporcionado pela televisão convencional. Além de permitir uma maior qualidade do sinal de áudio e vídeo, a tecnologia permite ainda que uma série de novas facilidades sejam incorporadas ao serviço, destacando-se a interatividade. A TV digital interativa traz ao telespectador a possibilidade de participação ativa na programação televisiva, tendo acesso às funções dos programas interativos, permitindo uma maior democratização na geração e distribuição de conteúdo.
A tecnologia de TVD possibilita um enorme leque de novas aplicações, surgindo como um poderoso aliado técnico na concepção de novas políticas sociais e econômicas. Neste contexto, optou-se, no Brasil, pela definição de um padrão de middleware local para o Sistema Brasileiro de TV Digital – SBTVD. O middleware é um software que oferece uma série de facilidades para o desenvolvimento de conteúdo e aplicativos para TVD, dentre elas a possibilidade desses conteúdos serem exibidos nos mais diferentes sistemas de recepção, independente do fabricante e tipo de receptor (TV, celular, PDA, etc.). O Ginga, padrão de middleware do SBTVD, permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TVD de forma independente dos terminais de acesso, garantindo assim uma grande interoperabilidade.
Este projeto tem por objetivo explorar o cenário inovador proporcionado pelo SBTVD/Ginga no que se refere ao desenvolvimento de pesquisas nos seguintes tópicos globais de interesse:
(i) Suporte à mobilidade no Ginga;
(ii) Manipulação de informações contextuais;
(iii) Infraestrutura de colaboração
(iv) Aspectos de desempenho
(v) Redes de sensores
(vi) Desenvolvimento de aplicações piloto em diferentes domínios

Data de início: 2010-01-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Igor Magri Vale
Aluno Mestrado Thiago Paris Salviato
Aluno Mestrado Fernando Antonio Marques Filho
Colaborador Renata Silva Souza Guizzardi
Coordenador José Gonçalves Pereira Filho

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910