Núcleo de Excelência em Computação de Alto Desempenho e sua Aplicação em Computação Científica e Inteligência Computacional - Parte I

Resumo: Este projeto visa à criação e consolidação do “Núcleo de xcelência em Computação de Alto Desempenho e sua Aplicação em Computação Científica e Inteligência Computacional” NECAD) por meio da aquisição de infra-estrutura adicional e da ealização de pesquisa, em conjunto com pesquisadores da COPPE/UFRJ, em computação de alto desempenho e sua aplicação em computação científica e inteligência computacional. Nesta versão resumida do projeto, discutimos apenas as partes associadas à inteligência computacional e à Computação Científica Combinatória.
No que diz respeito à inteligência computacional, com este projeto, avançaremos em nossas investigações sobre modelos matemático-computacionais aplicados ao problema de mapeamento e localização simultâneos e sistemas de navegação de veículos autônomos. Estes modelos, dada sua complexidade, demandam grande esforço computacional e, portanto, requerem computação de alto desempenho.
No contexto da Computação Científica Combinatória, o nosso intuito é avançar nos estudos de problemas e algoritmos da área de Otimização Combinatória utilizados na resolução de sistemas lineares advindos de aplicações relativas a simulações de engenharia e cálculos científicos de grande porte. Por ser uma área multidisciplinar, reúne pesquisadores tanto da área de Otimização quanto de Computação Científica.
O NECAD é financiado pela FAPES e CNPq.

Data de início: 01/12/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ALBERTO FERREIRA DE SOUZA
Pesquisador LUCIA CATABRIGA
Pesquisador ISAAC PINHEIRO DOS SANTOS
Pesquisador THOMAS WALTER RAUBER
Pesquisador CLAUDINE SANTOS BADUE

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910