Transformação Abstrata de Grafos Usando Padrões

Resumo: O GROOVE é uma ferramenta para análise/verificação formal de sistemas, baseada no conceito de transformação de grafos. Essa modificação de grafos é determinada por um conjunto de regras de transformação. A funcionalidade principal do GROOVE é a exploração exaustiva de todas as possíveis sequências de aplicação das regras de transformação de forma a enumerar todos os possíveis estados do sistema modelado (exploração do espaço de estados). No entanto, há casos onde uma busca exaustiva não é possível pois o espaço de estados é infinito. Para tratar esses casos são necessárias técnicas de abstração de grafos. Um técnica recentemente proposta é a abstração baseada em padrões (pattern graph abstraction). No entanto, somente os aspectos teóricos dessa técnica de abstração foram investigados até o momento.

O objetivo principal desse projeto é consolidar a pesquisa que vem sendo desenvolvida em abstração de grafos baseada em padrões. Essa consolidação se dará principalmente com a implementação prática da teoria proposta na ferramenta GROOVE.

Os resultados esperados desse projeto são: 1) o desenvolvimento de uma nova extensão para a ferramenta GROOVE de forma a permitir a exploração de espaço de estados infinitos; 2) desenvolvimento de dissertações de mestrado no assunto; e 3) publicações de artigos científicos em periódicos e anais de congressos de computação.

Data de início: 01/06/2013
Prazo (meses): 24

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910