Análise de Desempenho da Virtualização de Funções de Rede

Resumo: Dentre os temas mais discutidos atualmente no ramo de redes de computadores encontram-se os de Redes Definidas por Software e Virtualização de Funções de Rede ou, no inglês, Software Defined Networks (SDN) e Network Function Virtualization (NFV), respectivamente. As redes definidas por software visam aumentar a flexibilidade na manutenção e gerenciamento de redes de computadores, diminuindo o custo de tais tarefas e evitando a ossificação da rede.
A virtualização de funções de rede, por sua vez, busca migrar aplicações que hoje residem majoritariamente em equipamentos especializados e de alto custo para ambientes virtualizados rodando em servidores de prateleira de propósito geral, que requerem menor custo de manutenção e também de aquisição.

Um dos principais desafios encontrados ao se virtualizar uma função de rede é o de amenizar a perda de desempenho, em comparação à implementação em hardware, causada pela adição de várias camadas extras necessárias para suportar a virtualização. Nesse âmbito, se faz necessário o uso de técnicas de aceleração do encaminhamento de pacotes. Além disso, a integração de tais funções em um ambiente de nuvem pode não ser trivial, requerendo estruturas capazes de administrar a alocação de recursos para diversas máquinas virtuais e de cuidar do encaminhamento de pacotes na camada de virtualização.

Este projeto tem como objetivo estudar técnicas para a aceleração do encaminhamento de pacotes e propor soluções que possam viabilizar o uso de funções de rede virtualizadas com menor perda de desempenho, aproximando-as de suas implementações em hardware.

Data de início: 09/05/2016
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MAGNOS MARTINELLO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910