Procedimentos Pós-Defesa

Prezado(a) estudante,
 
O PPGI o(a) parabeniza pela sua defesa, na certeza de que esta etapa concluída trará boas oportunidades em sua carreira profissional. Observando atentamente os prazos estabelecidos no Regimento do PPGI (disponível na página de Documentos e Formulários), os procedimentos abaixo deverão ser seguidos para concluir o seu curso e receber seu diploma:

1º - Produzir a versão final de sua dissertação/tese em PDF

Juntamente com seu(sua) orientador(a), faça as correções no texto da dissertação/tese exigidas pelos membros examinadores da banca. Para prosseguir, seu(sua) orientador(a) deve estar satisfeito com as correções que você fez. A versão final do texto deve estar em formato PDF.

2º - Inserir folha de aprovação e ficha catalográfica no texto final

Obtenha junto ao seu(sua) orientador(a) a folha de aprovação (um dos documentos de defesa disponíveis na página de Documentos e Formulários) que foi assinada pelos membros da banca. Além disso, gere a ficha catalográfica de acordo com as instruções da Biblioteca Central

Após sua geração, confira a Ficha Catalográfica (pode haver erro: nome do aluno, e o dos professores da banca examinadora corretamente escritos, etc.). Havendo erros nas vias, é importante providenciar a correção junto à Biblioteca Central, uma vez que a Ficha Catalográfica é publicada pela biblioteca para o mundo inteiro.

De posse de ambos os documentos digitais, insira-os na versão final de sua dissertação/tese em formato PDF. A ficha catalográfica deve ser inserida após capa e folha de rosto (ou seja, deve ser a 3ª página do PDF) e a folha de aprovação deve ser inserida após a ficha catalográfica.

Guarde o PDF final da dissertação/tese com a ficha catalográfica e a folha de aprovação inseridas para enviar juntamente com toda a documentação à Secretaria do PPGI no último passo.

3º - Realizar procedimento para depósito do trabalho no RI/UFES

Seguindo as instruções do Repositório Institucional da UFES (RI/UFES), preencher e assinar o Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas. Gere uma versão PDF do termo de autorização preenchido e assinado e guarde-o para enviar juntamente com toda a documentação à Secretaria do PPGI no último passo.

4º - Juntar os demais documentos necessários, em formato PDF

Além da folha de aprovação (um dos documentos de defesa disponíveis na página de Documentos e Formulários), há outros documentos relacionados à defesa que foram assinados pelos membros da banca examinadora. Obtenha junto ao seu(sua) orientador(a) todos estes documentos, em formato PDF, e guarde-os para enviar à Secretaria do PPGI no último passo.

Veja também as instruções da página da PRPPG sobre confecção de diplomas. Há uma série de documentos pessoais necessários para que a Secretaria do PPGI instrua o processo. Junte também todos os documentos pessoais solicitados pela PRPPG em formato PDF, cada documento em um arquivo separado, e guarde-os para enviar à Secretaria do PPGI no último passo.

5º - Finalmente, entregar toda a documentação à Secretaria do PPGI

Neste ponto do processo, você deve ter os seguintes documentos guardados, todos em formato PDF:

  • Versão final da dissertação/tese com a ficha catalográfica e a folha de aprovação inseridas;
  • Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas do RI/UFES, devidamente preenchido e assinado;
  • Documentos relacionados à Defesa (na página de Documentos e Formulários), devidamente preenchidos e assinados pelos membros da banca examinadora;
  • Documentos pessoais solicitados pela PRPPG para confecção de diplomas, cada documento em um arquivo separado.
Envie um e-mail para ppgi [at] inf.ufes.br (subject: Solicita%C3%A7%C3%A3o%20de%20Emiss%C3%A3o%20e%20Registro%20de%20Diploma) , com cópia para seu(sua) orientador(a) e com o assunto "Solicitação de Emissão e Registro de Diploma". Inclua os arquivos acima em anexo e inclua também o seguinte no corpo do e-mail:
  • Uma solicitação para que seu(sua) orientador(a) dê sua anuência de que a versão final da dissertação/tese sendo entregue no presente e-mail atende às correções exigidas pelos membros examinadores da banca;
  • O RESUMO e ABSTRACT (resumo em inglês) do trabalho em texto simples para lançamento no sistema;
  • Informar se é bolsista, e qual é a agência financiadora da bolsa, para solicitação de cancelamento da bolsa.
     
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