Sobre o curso

O curso de Ciência da Computação foi criado em 1990 (Resolução nº 8/90 do Conselho Universitário da Ufes), a partir de uma proposta elaborada pelo Departamento de Matemática, a qual foi motivada pela grande necessidade de informatização da sociedade na época e, consequentemente, pela demanda por profissionais com conhecimentos na área de Ciência da Computação.

A primeira reforma curricular aconteceu em 1993 e seus resultados se mantiveram até 2008. Ainda no ano de 1993, foi criado o Departamento de Informática, com professores provenientes do antigo Departamento de Engenharia Industrial e Informática e do Departamento de Matemática. O departamento recém-criado passou a ter fundamental participação nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação.

O curso foi reconhecido em 22/02/1994 (parecer nº882/1993 CFE) de acordo com a Portaria nº 270 do MEC de 21/02/1994.

Ainda no ano de 1994, como consequência natural da consolidação do grupo de pesquisadores, a maior parte do mesmo composta por professores do Departamento de Informática e coincidindo com a formação das primeiras turmas de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação, criou-se o curso de Mestrado em Informática. Além de aprofundar o trabalho de formação iniciado com as graduações, o mestrado tem por objetivos formar pesquisadores e docentes e suprir a demanda de profissionais para atuar em projetos e estudos na área de informática.

A partir de 1995, após a integralização do curso pela primeira turma, iniciou-se um estudo para avaliação e ajuste da matriz curricular. A partir de 2003, estudos para uma reformulação curricular foram intensificados, motivados pelas análises curriculares realizadas, por discussões realizadas no âmbito dos Cursos de Qualidade e dos congressos da Sociedade Brasileira de Computação e ainda pela necessidade da elaboração de um projeto pedagógico para este curso.

Em maio de 2007 chegou-se à versão final do Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação, o qual foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) desta Universidade em dezembro de 2007, entrando em vigor no 1º semestre letivo de 2009.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910