Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

Laboratório de Computação de Alto Desempenho

O Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) oferece infra-estrutura de hardware e software para pesquisa em arquitetura de computadores, processamento de alto desempenho, mecânica computacional, recuperação da informação, otimização combinatória, detecção de falhas em processos da indústria do petróleo, e cognição visual artificial.

O LCAD conta com 3 Supercomputadores do tipo Cluster (Enterprise 1: 20 núcleos em 20 processadores ATHLON XP 1800; Enterprise 2: 70 núcleos em 35 processadores Intel CORE 2 DUO 1.8GHz; Enterprise 3: 140 núcleos em 35 processadores Intel QUAD CORE 2.4GHz) suportados por No-break de 30KVA, 4 estações de trabalho (quad-core) com GPUs CUDA enabled com 240 stream preocessors cada, 11 notebooks, 28 estações de trabalho Intel e AMD (a maioria dual-core, todas com 1GB RAM ou mais e 1.8GHz ou mais), impressora laser colorida de alto volume, impressora laser P&B de alto volume, 3 servidores (backup, web e de aplicações), 1 TV 42", e 2 projetores multimídia.

Website: http://www.lcad.inf.ufes.br/

Laboratório de Informática na Educação

O Laboratório de Informática na Educação (LIED) oferece infra-estrutura de hardware e software para o desenvolvimento de sistemas computacionais de apoio à aprendizagem, com ênfase na educação não presencial, utilizando técnicas de apoio ao trabalho cooperativo e inteligência artificial (modelo de usuário, recuperação da informação, agentes inteligentes, jogos, representação de conhecimento, tradução automática etc).

No LIED atuam professores do Departamento de Informática e estudantes da graduação e da pós-graduação interessados em informática na educação. O Laboratório está equipado com 2 servidores (um servidor de banco de dados e um servidor web) e 15 estações de trabalho.

Website: http://lied.inf.ufes.br/web/

Laboratório de Otimização

O Laboratório de Otimização (LabOtim) abriga pesquisadores, professores, alunos de mestrado, iniciação científica e em projetos finais de curso envolvidos em projetos de pesquisa da área de otimização.

No LabOtim são realizadas pesquisas em otimização combinatória, tais como o desenvolvimento de modelos de logística e otimização para o setor produtivo, a implementação e adaptação de Heurísticas e Meta-Heuristicas para problemas modelados em grafos e o desenvolvimento de aplicações modeladas por meio de Fluxos em Redes, dentre outras.

Website: http://labotim.inf.ufes.br/

Laboratório de Pesquisas em Redes e Multimídia

O Laboratório de Pesquisas em Redes e Multimídia (LPRM) oferece suporte para as pesquisas nas áreas de redes de computadores, sistemas telemáticos, comunicação multimídia, sistemas de TV digital, computação móvel e ubíqua, gerência de redes, avaliação de desempenho de sistemas computacionais, sistemas colaborativos, banco de dados distribuídos e aplicações em telemedicina. Além disso, atende às atividades de ensino relacionadas aos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação da Ufes.

O laboratório conta com 25 estações de trabalho com sistemas operacionais Linux e Windows 2000/XP/Vista, 3 servidores, 1 impressora laser e 1 projetor multimídia. Possui ainda o seguinte conjunto de equipamentos: roteadores, switches, hubs, access-point wireless e PDAs, que permitem configuração de redes para experimentação de aplicações diversas. O LPRM conta ainda com uma pequena biblioteca. Os projetos do laboratório tem recebido apoio financeiro de agências de fomento, como CNPq, CAPES e FAPES, além de empresas privadas e órgãos governamentais.

Além desses equipamentos está sendo implantado o Laboratório de TV Digital, cujos equipamentos encontram-se em aquisição. Este laboratório está integrado ao LPRM e dará apoio a um projeto multi-institucional na área de TV Digital interativa, com financiamento do CTIC/RNP e coordenado pela PUC-Rio, e que tem a participação do Grupo de Pesquisa em Redes e Mídias Digitais do PPGI. Este laboratório contará com os seguintes equipamentos: 1 Notebook, 1 Mini-PC de desenvolvimento Ginga (set-top de desenvolvimento de aplicações Ginga - Open MiniPC MP945-VDR - Processador Intel Core 2 Duo T7400 Mobile 2.16GHZ - Memória SODIMM 2x512Mb 667MHz DDR2 PC2-5300, Hard Disk Drive 2.5" 120Gb SATA), 1 TV LCD 21’, 1 Servidor (Processador Intel® Xeon® Quad-Core,8GB), 4 Estações de Desenvolvimento (Processador Intel Core 2 Duo 4 GB), 2 SmartPhones GSM GPS, 1 Impressora laser, equipamentos de rede diversos e um conjunto de sensores variados de sinais vitais e de grandezas físicas para desenvolvimento de aplicações de TV digital sensíveis ao contexto.

Website: http://www.lprm.inf.ufes.br/

Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias

O Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) integra o LabES (Laboratório em Engenharia de Software), que foi fundado em 1999, com o propósito de investigar a aplicação de técnicas baseadas em ontologias na Engenharia de Software. Em 2006, o LabES foi incorporado ao recém-criado NEMO para investigar a aplicação de ontologias de domínio, ontologias de fundamentação e técnicas baseadas em ontologias para vários aspectos da modelagem conceitual como modelagem de informações, modelagem de organizações e arquiteturas corporativas, sistemas baseados em agentes e Web Semântica.

O NEMO tem estabelecido parcerias com os setores produtivos concentrando-se na aplicação de ontologias na engenharia de domínio, engenharia de software e no setor de energia (petróleo e gás natural). Adicionalmente, nos últimos 3 anos, os pesquisadores do NEMO têm fomentado a consolidação da comunidade brasileira de ontologias através da organização de eventos científicos sobre o tema. O laboratório do NEMO é equipado com 07 estações de trabalho, um servidor e 01 impressora laser.

Website: http://nemo.inf.ufes.br/

Núcleo de Inferência e Algoritmos

O laboratório do Núcleo de Inferência e Algoritmos (NINFA) possui infra-estrutura para realização de pesquisa em Inteligência Computacional, Mineração de Dados, Reconhecimento de Padrões e Otimização. O NINFA é responsável por diversos projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e fundos setoriais de Energia Elétrica e Petróleo.

Correntemente está equipado com 3 servidores (banco de dados, contas de usuários e backup) e 15 estações de trabalho, sendo 12 estações HP Compaq com processador AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 4000+ e 3 estações ThinkCentre Lenovo com processador Intel(R) Core(TM)2 CPU 1.8GHz. Conta ainda com 8 máquinas destinadas a processamento (4 com processador AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 4200+, 3 com processador AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 4000+, e 1 com processador Intel(R) Core(TM)2 CPU 1.8GHz). Dispõe ainda de 3 impressoras (1 laser monocromática, 1 multifuncional/fax laser monocromática e 1 multifuncional jato de tinta colorida) e 4 notebooks.

Website: http://ninfa.inf.ufes.br/

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910