Estrutura Curricular

A organização curricular dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Informática compreende:

  1. Disciplinas Regulares
  2. Disciplinas Eventuais
  3. Tópicos Especiais
  4. Estudos Dirigidos
  5. Seminários Temáticos
  6. Dissertação de Mestrado
  7. Exame de Qualificação de Doutorado
  8. Exame de Proposta de Tese de Doutorado 
  9. Tese de Doutorado

Entende-se por Disciplina Regular um conjunto de conhecimentos estruturados com objetivos próprios e ofertada no mínimo a cada dois anos, e que integra o currículo do curso como obrigatória ou optativa. Entende-se por Disciplina Eventual um conjunto de conhecimentos estruturados com objetivos próprios, sem obrigatoriedade de oferta periódica. Os Tópicos Especiais são disciplinas do currículo do curso, de oferta esporádica, que visam apresentar novos tópicos de pesquisa e/ou atender aos interesses específicos das linhas de pesquisa do PPGI. Os Estudos Dirigidos são atividades que visam atender aos interesses e necessidades individuais dos alunos, aprimorando a sua qualificação e contribuindo para o desenvolvimento da dissertação de mestrado e da tese de doutorado.

Os Seminários Temáticos são atividades de oferta regular oferecidas com o objetivo de divulgar temas de pesquisa, teses de doutorado e dissertações de mestrado em andamento, dentro das linhas de pesquisa do PPGI. A Dissertação de Mestrado constitui a convergência do trabalho individual de pesquisa desenvolvido por aluno regularmente matriculado no PPGI. O Exame de Qualificação de Doutorado consiste no desenvolvimento de monografias ou na elaboração de artigos científicos que evidenciem a amplitude de conhecimentos do aluno de doutorado e a sua perspectiva de realizar pesquisa científica com profundidade na sua área de investigação. O Exame de Proposta de Tese consiste na elaboração de uma monografia contendo a proposta de trabalho de doutorado e de uma defesa oral da mesma. A Tese de Doutorado constitui trabalho de pesquisa individual e original que traga contribuição relevante para a área de conhecimento na qual está inserida.

Além das disciplinas e demais atividades acadêmicas regulares que integram o currículo oficial, o PPGI incentiva a participação do aluno em uma série de atividades extra-curriculares. Os objetivos desta estratégia são, basicamente, dois: (i) acelerar o contato do aluno com a pesquisa e a inovação; e (ii) aprofundar a integração dos alunos de pós-graduação com a graduação. Neste sentido, os alunos do PPGI são incentivados, desde o seu ingresso, junto com os seus orientadores, a se envolver na definição de projetos de iniciação científica e monografias de final de curso (projetos finais de graduação), na co-orientação desses projetos e trabalhos – alguns deles estreitamente relacionados com os seus temas de dissertação e tese – , na  participação em conferências científicas nacionais e internacionais, bem como em eventos promovidos pela própria graduação, por exemplo, o Torneio de Programação de Computadores (TopCom), as Jornadas de Atualização em Computação e Engenharia Elétrica (JACEE) e o Torneio de Robótica da UFES (TRUFES).

Por fim, visando atender às necessidades da própria dissertação de mestrado e da tese de doutorado, o PPGI também considera como atividade acadêmica eventual a realização de estágios em empresas, universidades, laboratórios e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. Essa atividade é supervisionada por um docente do programa e pode ser desenvolvida como Estudo Dirigido, contando para a integralização de créditos. Além da troca de experiências, por meio  desta atividade o aluno tem a oportunidade de observar e vivenciar experimentos e casos de sucesso de pesquisa e inovação tecnológica, bem como iniciar contatos com vistas ao estabelecimento de futuras parcerias acadêmicas.

 

Consulte também a ementa de todas as disciplinas oferecidas pelo PPGI.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910