Bibliotecas

A UFES tem mantido nos últimos anos uma política de crescimento regular do seu acervo bibliográfico, destinando recursos próprios que contemplam todas as bibliotecas. A verba para aquisição de material bibliográfico em 20104 é de R$ 1.400.000,00.

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (Sib-Ufes)

O Sib-Ufes conta com oito unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do Ceunes, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias, Biblioteca Setorial do Nedtec, Biblioteca Setorial de Educação e Biblioteca Setorial de Artes. Seu acervo é composto por 136.489 títulos com 323.003 exemplares de livros, 10.077 títulos com 13.098 exemplares de teses e dissertações, 2.683 títulos com 3.869 exemplares de multimeios, 2.700 títulos com 132.730 fascículos de periódicos.

A Biblioteca Central (BC), órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do Sib-Ufes necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de 98.041 títulos com 220.436 exemplares de livros, 5.444 títulos com 7.305 exemplares de teses e dissertações, 2.233 títulos com 3.206 exemplares de multimeios, 1.703 títulos com 75.068 fascículos de periódicos.

O Sib-Ufes está informatizado, com seu catálogo on-line e dispõe de computadores para acesso à Internet pelos usuários. Promove ativamente o uso do Portal de Periódicos da Capes, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. O acesso se dá via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), iniciativa da Rede Nacional de Pesquisas. Tal rede possibilita acesso remoto a todos os recursos do Portal, além de potencializar o uso da ferramenta, proporciona ao usuário acesso a mais de 34.000 títulos de periódicos científicos, vinculados às mais destacadas bases de dados nacionais e estrangeiras.

Outros recursos eletrônicos estão disponíveis para acesso através do site da Biblioteca Central (http://www.bc.ufes.br/), como por exemplo, e-books das editoras Cambridge, Wiley, IEEE e Elsevier, totalizando 982 títulos. O acesso ocorre em quaisquer campi da universidade, sendo possível ao usuário fazer o download na íntegra do conteúdo e imprimi-lo. Ainda no âmbito dos suportes de informação eletrônica, destaca-se: o acesso à base ABNT Normas que possibilita consulta a todas as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Associação MERCOSUL de Normas (AMN), o acesso a fontes jurídicas oriundas das bases RT Online e Vlex, e a participação do Sib/Ufes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Repositório Institucional da Ufes.

O Sib-Ufes faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, REBAP, REBAE e CCN.

Serviços oferecidos:
* Catálogo on-line, possibilitando a consulta, a renovação e a reserva do material bibliográfico;
* Empréstimo domiciliar;
* Treinamento de usuários quanto ao uso do catálogo do Sib-Ufes;
* Levantamento bibliográfico;
* Comutação bibliográfica;
* Reserva da bibliografia usada nos cursos;
* Catalogação na Publicação;
* Empréstimo entre bibliotecas;
* Orientação e treinamento sobre o uso do Portal de Periódicos da CAPES e demais fontes de informação on-line;
* Inserção de dissertações e teses na BDTD;
* Inserção de publicações no Repositório Institucional da Ufes;
* Recebimento de obras para registro de direitos autorais, funcionando como posto de serviço do Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional.

A BIBLIOTECA SETORIAL TECNOLÓGICA (BT)

Além da BC, o PPGI conta com os recursos bibliográficos disponíveis na Biblioteca Setorial Tecnológica (BT), que possui um acervo específico de 2.434 títulos com 4.739 exemplares de livros, 1.175 títulos com 1.351 exemplares de teses e dissertações e 13 títulos com 13 exemplares de multimeios.

A Setorial conta com uma equipe de Bibliotecários, Assistente Administrativo e Bolsistas. Atualmente está com instalações provisórias, porém deverá mudar em breve para uma sede própria para assim poder ampliar seu espaço de acervo e de área de estudo, e oferecer à Comunidade Acadêmica um ambiente mais apropriado à pesquisa.

Além do acervo da BC e BT, o PPGI conta com um número significativo de livros adquiridos com recursos de projetos correntemente distribuídos aos laboratórios de pesquisa do Programa.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910