Intercâmbios institucionais

Intercâmbios Nacionais

O PPGI mantém forte cooperação com centros de excelência no Brasil, resultado de projetos de pesquisa multi-institucionais, produção conjunta, realização de eventos nacionais e internacionais, intercâmbio de alunos de mestrado e doutorado e realização de estágios pós-doutorais.

Dentre as cooperações existentes, no último biênio destacam-se as listadas a seguir.

1 - Núcleo de Excelência em Computação de Alto Desempenho e sua Aplicação em Computação Científica e Inteligência Computacional – NECAD – PRONEX/CNPq/FAPES

Este projeto tem como objetivo criar e consolidar o Núcleo de Excelência em Computação de Alto Desempenho e sua Aplicação em Computação Científica e Inteligência Computacional (NECAD) da UFES por meio da aquisição de infraestrutura adicional e da realização de pesquisa, em conjunto com pesquisadores da COPPE/UFRJ, em computação de alto desempenho e sua aplicação em computação científica e inteligência computacional.

2 - Consolidação das Linhas de Pesquisa em Computação de Alto Desempenho,
Otimização e Inteligência Computacional do PPGI-UFES

Este Projeto tem como objetivo central consolidar as linhas de pesquisa em Computação de Alto Desempenho, Otimização e Inteligência Computacional do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), contando para isso com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, área interdisciplinar de Computação de Alto Desempenho. Visa dar continuidade aos avanços alcançados com os projetos “Fortalecimento das Áreas de Computação de Alto Desempenho, Inteligência Computacional e Otimização do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFES - FACADOIC” e “Fortalecimento das Áreas de Computação de Alto Desempenho e Inteligência Computacional do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFES - FACADIC”, apoiados pelo CNPq em editais Casadinho anteriores.

3 - Ontologias de Fundamentação para Interoperabilidade Semântica de Serviços em Governo Eletrônico (PRONEX)

Este projeto concentra-se em avanços no suporte teórico e prático para a engenharia de ontologias visando sua aplicação ao problema de interoperabilidade semântica. Ênfase será dada à qualidade das linguagens, metodologias e ferramentas utilizadas na definição de ontologias visando o uso de ontologias no problema de interoperabilidade semântica, com aplicação no domínio de Governo Eletrônico. Como pontos de partida serão utilizadas as ontologias de fundamentação: (i) UFO (Unified Foundational Ontology) ; e (ii) DOLCE (Descriptive Ontology for Linguistic and Cognitive Engineering). Estas ontologias incorporam avanços complementares e serão harmonizadas para prover uma fundamentação semântica única para aplicação no problema da interoperabilidade semântica no domínio de Governo Eletrônico.
Esse núcleo de excelência conta com a colaboração de pesquisadores da PUC-RIO e UFRJ.

4 - PUC-Rio, UFMA e UFPB (no escopo dos Projetos GingaFrEvo e GingaRAP): área de TV digital

Professores do PPGI mantêm convênio de cooperação com o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, da PUC-Rio, na área de TV Digital. Esta parceria, iniciada em 2007, já resultou na participação de docentes e alunos do PPGI ligados ao Laboratório de Pesquisa em Redes e Multimídia (LPRM) em dois projetos de pesquisa multi-institucionais, financiados pela CAPES e pelo CTIC/RNP, além da concessão de bolsas de estudo para alunos do PPGI, bolsas de IC e infraestrutura básica para montagem do laboratório de TV Digital no LPRM.

5 – UFRGS – Faculdade de Educação

O Prof. Crediné Silva de Menezes estabeleceu cooperação na área de Informática na Educação com a Faculdade de Educação da UFRGS, tendo sido cedido para atuar naquela universidade pelo período de 4 anos, o que resultou em diversos trabalhos conjuntos. Desde 2012, o professor está lotado na Faculdade de Educação da UFRGS, passando a participar como docente colaborador do PPGI. No escopo desta cooperação, o Prof. Davidson Cury realizou em 2012 estágio pós-doutoral no grupo de pesquisa do Prof. Crediné na UFRGS.

Intercâmbios Internacionais

O PPGI mantém forte cooperação com centros de excelência no exterior, resultado de projetos de pesquisa multi-institucionais, produção conjunta, realização de eventos nacionais e internacionais, intercâmbio de alunos de mestrado e doutorado e realização de estágios pós-doutorais.

No último biênio, foram celebradas várias novas parcerias e cooperações, dentre as quais, com: o INESC TEC de Portugal; o Royal Military College do Canada; a UFTSM do Chile, a City University London; a Hanze University of Applied Sciences de Groningen, Holanda; a Fondazione Bruno Kessler (FBK) e a University of Lecce da Italia, a University of Technology Sydney da Australia; a University of South California e a Rutgers University dos USA; o SRI International dos USA; a Tsinghua University da China; o Brandenburg University of Technology em Cottbus, Alemanha; a Prague University of Economics e a Czech Technical University of Prague da República Tcheca; e a University of Toulouse da França.

Dentre as cooperações existentes, destacam-se as listadas a seguir.

1 - University of Twente, Centre of Telematics and Information Technology (CTIT), Holanda.

Desde 2001, diversos docentes do PPGI mantém cooperação com a University of Twente, já tendo sido realizadas diversas ações dentro desta cooperação internacional, dentre elas: visita do professor José Gonçalves à UT no contexto do projeto DAMD (PROTEM/CNPq), doutoramento dos Profs. Giancarlo Guizzardi e João Paulo Andrade Almeida, e o estágio pós-doutoral do Prof. José Gonçalves.

2 - Laboratory for Applied Ontology (LOA), Trento, Itália

O Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) estabeleceu cooperação com o LOA desde 2003, tendo o Prof. Giancarlo Guizzardi participado como pesquisador visitante e colaborador de pesquisa, pesquisador em pós-doutorado (2005-2006) e pesquisador associado do Consiglio Nazionalle della Ricerca (CNR) em 2006 e 2007. Esta cooperação tem resultado em diversas produções conjuntas com Nicola Guarino (diretor do Laboratório), Laure Vieu, Claudio Masolo, Stefano Borgo, Emmanuele Botazzi e Roberta Ferrario. Foram realizadas visitas mútuas de pesquisadores, com destaque para a visita do Dott. Nicola Guarino ao PPGI em 2008. A cooperação foi formalizada em 2010 com a aprovação do projeto “Ontologias de Fundamentação para Interoperabilidade Semântica de Serviços” (Edital universal MCT/CNPq 14/2010 483383/2010-4) com a participação de Nicola Guarino e Roberta Ferrario. Foram realizadas 3 missões de trabalho ao LOA em Trento em julho de 2012. Adicionalmente, o programa foi contemplado com uma bolsa de Visitante Especial (CAPES/CNPq) para o pesquisador Nicola Guarino em 2013.

3 - The University of Texas at Austin, Institute of Computational Engineering and Science (ICES)

A professora Lucia Catabriga mantém parceria com o grupo do prof. Graham F. Carey na área de elementos finitos adaptativos com processamento de alto desempenho. Pesquisas em conjunto tem sido desenvolvidas utilizando a biblioteca libMesh em C++ de elementos finitos desenvolvida no CFDLab da University of Texas at Austin.

4 - Universidade Politécnica de Valência

O Núcleo de Estudo em Modelagem Conceitual (NEMO) tem mantido parceria com o grupo coordenado pelo Prof. Oscar Pastor na Universidade Politécnica de Valência, Espanha. Em fevereiro de 2012, o professor Oscar Pastor visitou o PPGI para realizar reunião técnica e proferir a palestra “From From Requirements to Requirements to Code: A Full Model-Driven Development Perspective”. Em setembro de 2012, o NEMO recebeu doutoranda da Universidad Politecnica de Valencia (UPV) Ana Maria Martinez para realizar seu doutorado sanduíche no PPGI com recursos da UPV. A cooperação já levou a publicação conjunta de artigos assim como organização de eventos científicos internacionais.

Os docentes do PPGI vêm também investindo no intercâmbio de alunos de pós-graduação com instituições estrangeiras. Em 2013, o aluno de mestrado Tiago Prince Sales realizou estágio técnico na Universidade Politécnica da Espanha, e os alunos de doutorado Maria das Graças Teixeira e Fabiano Borges Ruy realizaram estágio técnico, respectivamente, no Italian National Research Council e na University of Technology of Sidney. Em 2014, os alunos de doutorado Maria das Graças Teixeira e Cristine Griffo realizaram estágio técnico no Italian National Research Council.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910