Laboratórios

O Programa conta com 6 laboratórios de pesquisa (LCAD, Lied, Labotim, LPRM, Nemo e Ninfa) prioritariamente voltados para o suporte às atividades de de pós-graduação e iniciação científica.

A seguir, a estrutura de cada um destes laboratórios é apresentada:

1 - Laboratório de Computação de Alto Desempenho – LCAD (http://www.lcad.inf.ufes.br/)

O Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) oferece infraestrutura de hardware e software para pesquisa em arquitetura de computadores, processamento de alto desempenho, mecânica computacional, recuperação da informação, otimização combinatória, detecção de falhas em processos da indústria do petróleo, cognição visual artificial e robótica. Hoje, o LCAD conta com um automóvel Ford Escape Hybrid adaptado para navegação controlada por computador, 1 robô Pioneer 3DX, 1 robô iRobotRoomba, 1 braço robótico, 2 Supercomputadores do tipo Cluster (Enterprise 2: 70 núcleos em 35 processadores Intel CORE 2 DUO 1.8GHz; Enterprise 3: 140 núcleos em 35 processadores Intel QUAD CORE 2.4GHz) suportados por No-break de 30KVA, 1Supercomputador Boxx (com processador AMD Quad-Core 2.6GHz e 4 GPUs CUDA enabled NVIDIA com 240stream processors cada), 6 Blade Dell R5500 com 2 processadores Intel Xeon 2.13 (Quad-core) com GPU CUDA enabled com 448 processors cada, 4 estações de trabalho (quad-core) com GPUs CUDA enabled com 480 stream processors cada, 4 estações de trabalho (quad-core) com GPUs CUDA enabled com 240 streamprocessors cada, 5 notebooks, 10 estações de trabalho Intel (quad-core 3,4GHz, 16Gb RAM, 2Tb HD, com GPUcuda enabled 1328 stream processors), uma impressora laser colorida de alto volume, 3 impressoras laser p&b de alto volume, 3 servidores (backup, web e de aplicações), 1 TV 42", 1 projetor multimídia, 1 LIDAR Velodyne varredura 3D 360º, 1 LMS Sick varredura 3D, 1 LIDAR Sick varredura 2D, 2 HOKUYO varredura 2D, 2 IMU Xsens, 1 GPS-aided AHRS Xsens, 7 cameras stereo pointgrey Bumblubee XB3, 2 câmeras pointgrey Bumblubee BB2, 2 câmeras stereo pointgrey Dragonfly, 1 GoPro Hero 3, 1 GPS Trimble de precisão, 1 Analisador lógico e gerador de padrões, 1Eye Tracker, 1 Emotiv EPOC capacete neural e um Sistema de antenas de longo alcance Ubiquiti. Correntemente, projetos de pesquisa do laboratório recebem financiamento do CNPq, FINEP e FAPES.

2 - Laboratório de Informática na Educação – Lied (http://lied.inf.ufes.br/web/)

O Laboratório de Informática na Educação (LIED) oferece infraestrutura de hardware e software para o desenvolvimento de ambientes e ferramentas computacionais de apoio à aprendizagem, com ênfase na educação não presencial, utilizando técnicas de apoio ao trabalho cooperativo e inteligência artificial (modelo de usuário, recuperação da informação, agentes inteligentes, jogos, mundos virtuais, realidade ampliada, representação de conhecimento, tradução automática, etc). O Laboratório está equipado com: 2 servidores (servidores web); 7 estações de trabalho e 1 impressora.

3 - Laboratório de Otimização – Labotim (http://labotim.inf.ufes.br)

O Laboratório de Otimização (LabOtim) abriga pesquisadores, professores, alunos de mestrado, de iniciação científica e em projetos finais de curso de graduação com projetos na área de Otimização Combinatória. A pesquisa corrente desenvolvida no laboratório envolve os seguintes temas: Meta-heurísticas, fluxo em grafos, caminho mínimo em grafos, programação matemática e computação científica combinatória, possuindo interseções com as áreas de Inteligência Computacional e Computação de Alto Desempenho. Atualmente o laboratório está equipado com sete estações de trabalho com as seguintes configurações: 3 estações de trabalho com Processador Amd Atlhon(tm) 64 X2 Dual Core Processador 3800, Memória 2GB DDR2, HD 160GB sata, Ubuntu 11.10; 1 estação de trabalho com Processador Pentium 4 3.0GHz, Memória 1GB DDR, HD 40GB ide, Ubuntu 11.10; 2 estações de trabalho com Processador Intel Core i5-2400 CPU@3.10x4, Memória 8GB DDR3, HD 250GB sata, dual boot: Ubuntu 12.04 64bits / Win7 32bits e 1 estação de trabalho com Processador Amd Hammer Family. Além disso, dispõe de uma impressora a laser Xerox Phaser 6280.

4 - Laboratório de Pesquisa em Redes e Multimídia – LPRM (http://www.lprm.inf.ufes.br/)

O Laboratório de Pesquisas em Redes e Multimídia (LPRM) oferece suporte a pesquisa nas áreas de arquiteturas de redes de computadores, sistemas multimídia, redes móveis, redes de sensores sem fio, redes definidas por software, redes virtualizadas, avaliação de desempenho de sistemas computacionais, computação ubíqua, TV Digital e sistemas colaborativos. Além disso, o LPRM atende às atividades de ensino relacionadas aos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação da UFES. O laboratório conta com 14 computadores desktop com sistemas operacionais Linux e Windows, 2 notebooks, 1 set top box, 1 TV LED 46", 2 servidores, 2 impressoras laser e 2 projetores multimídia. O laboratório possui ainda o conjunto de equipamentos: 1 no-break, 8 roteadores, 5 switchs, 4 hubs, 1 access-point wireless, 7 smartphones, 1 tablet, 2 PDAs, que permitem configuração de redes locais, redes sem fio, arquiteturas em cluster e serviços de rede, além de experimentação de aplicações distintas, por exemplo VoIP. Para suporte às pesquisas envolvendo redes de sensores sem fio, o laboratório conta com um conjunto de aproximadamente 50 nós sensores das plataformas MicaZ, TelosB, IRIS e Lotus, 25 placas de sensoreamento MTS310CB e MTS420CC, e 7 gateways MIB600CA. Os projetos do laboratório recebem financiamento do CNPq, CAPES e FAPES, além de empresas privadas (EDP ESCELSA e BANDEIRANTE, PADTEC) e órgãos governamentais (PRODEST, FINEP e CTIC/RNP).

5 - Laboratório do Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias – Nemo (http://nemo.inf.ufes.br)

O Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO) tem como foco principal de investigação a aplicação de ontologias de domínio, ontologias de fundamentação e técnicas baseadas em ontologias para vários aspectos da modelagem conceitual, tais como modelagem de informações, modelagem de organizações e arquiteturas corporativas, sistemas baseados em agentes e Web Semântica. O NEMO tem estabelecido parcerias com setores produtivos, concentrando-se na aplicação de ontologias na engenharia de domínio, engenharia de software e em aplicações de governo eletrônico e dados abertos. Adicionalmente, nos últimos anos, os pesquisadores do NEMO têm fomentado a consolidação da comunidade de ontologias através da organização de eventos científicos sobre o tema, como a Escola de Verão em Análise Ontológica (Summer School on Ontological Analysis), realizada em Vitória em Setembro de 2014. O laboratório do NEMO tem 15 postos de trabalho, um servidor e 2 impressoras laser. Em 2011, foi aprovado projeto PRONEX (CNPq/FAPES), consolidando a atuação do NEMO como Núcleo de Excelência em Ontologias e Interoperabilidade Semântica em Governo Eletrônico. Correntemente, projetos de pesquisa do laboratório recebem financiamento do CNPq.

6 - Laboratório de Inferência e Algoritmos – Ninfa (http://ninfa.inf.ufes.br)

O Laboratório de Inferência e Algoritmos (NINFA) possui infraestrutura para realização de pesquisa em Inteligência Computacional, Mineração de Dados, Reconhecimento de Padrões e Otimização. Este laboratório é responsável por diversos projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e fundos setoriais de Energia Elétrica e Petróleo. Correntemente está equipado com 3 servidores (banco de dados, contas de usuários/web/mail e backup) e 14 estações de trabalho com processador Intel(R) Core(TM) i5-2310 CPU 1600.00 MHz, 8 GB de ram e 1 TB de disco. O laboratório conta ainda com um cluster com os equipamentos: 14 estações Quad core Intel Core i5-3570 CPU 1600.00 MHz, Discos de 500 GB e 120GB SSD, 8GB de ram, conexão Gigabit e placa de vídeo GeForce GTX 650 Ti. Dispõe ainda de 2 impressoras (1 laser monocromática e 1 multifuncional/fax laser monocromática), 4 notebooks.


Laboratórios Didáticos e de Administração de Redes

O PPGI conta ainda com dois laboratórios de apoio (LabGrad 1 e 2) que servem também às graduações em Engenharia de Computação e Ciência da Computação, e ao Departamento de Informática da Ufes. Existe ainda um laboratório de apoio e suporte técnico (LAR) à toda infraestrutura do programa e do departamento.

Mais detalhes sobre estes laboratórios podem ser encontrados na página de infraestrutura do Departamento de Informática.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910