Estágio Supervisionado

Segundo o parecer nº 776/97 do Conselho Nacional de Educação, sobre a orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação, deve-se “fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão”. Assim, o Projeto Pedagógico do curso Ciência da Computação aponta nesta direção, incluindo o estágio supervisionado obrigatório como uma unidade curricular e permitindo que o aluno faça outros estágios como atividade complementar.

Em complemento à Instrução Normativa Prograd/Ufes nº 2/2007, que regulamenta o estágio supervisionado não obrigatório dos cursos de graduação na UFES, o Projeto Pedagógico do curso Ciência da Computação estabelece, ainda, que:

  • Os estágios somente podem ser realizados a partir do 6º (sexto) período, quando o aluno tiver integralizado o curso até o 5º (quinto) período.
  • Somente são permitidos estágios de 20 horas semanais, cuja jornada não conflite com o horário do curso.
  • Não é permitido ao aluno acumular simultaneamente a realização de mais de um estágio.

Vale destacar que as regras acima se aplicam tanto a estágios obrigatórios quanto a não obrigatórios.

Especificamente em relação aos estágios não obrigatórios, em complemento ao parágrafo 7 da referida Instrução Normativa, o colegiado do curso de Ciência da Computação estabeleceu que o coeficiente de rendimento mínimo para a realização de estágio não obrigatório é 5,5 (cinco e meio).

Para mais detalhes:

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910