Otimização e Modelagem Computacional

Área de concentração: Ciência da Computação
Descrição: Esta linha representa uma evolução da linha de pesquisa "Otimização", que foi criada em 1995 e desativada em 2019. Ver: https://informatica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-da-linha-d...

Esta linha reúne pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos em projetos de pesquisa em duas áreas da Matemática Aplicada: Otimização e Modelagem Computacional, possuindo interseções com as áreas de Inteligência Computacional e Computação de Alto Desempenho.
Na área de Otimização são realizadas pesquisas em Otimização Combinatória, tais como o desenvolvimento de modelos de logística e otimização para o setor produtivo, programação matemática, implementação e adaptação de heurísticas e meta-heurísticas, estudo de problemas e algoritmos em grafos, dentre outras.
Na área de Modelagem Computacional são realizadas pesquisas dos mais diversos fenômenos englobando áreas tão abrangentes quanto as engenharias, ciências exatas, biológicas, humanas, economia e ciências ambientais. As pesquisas conduzidas pelo grupo abrangem desde a descrição matemática dos problemas até a criação de sistemas computacionais para a implementação eficiente das soluções encontradas.
As principais linhas de investigação incluem: Heurísticas e meta-heurísticas; Programação Matemática; Algoritmos em Grafos; Computação Evolutiva; Redes de Transporte; Computação Científica Combinatória; Métodos numéricos aplicados; Soluções numéricas de equações diferenciais; e Formulações estabilizadas do método de elementos finitos.

**Professores atuantes neste linha de pesquisa:**

- [André Renato Sales Amaral](http://www.informatica.ufes.br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal?id...)
- [Geraldo Regis Mauri](https://informatica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal...)
- [Isaac Pinheiro dos Santos](https://informatica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal...)
- [Lucia Catabriga](http://www.informatica.ufes.br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal?id...)
- [Maria Claudia Silva Boeres](http://www.informatica.ufes.br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal?id...)

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910