Sistemas de Informação

Área de concentração: Ciência da Computação
Descrição: Sob o ponto de vista técnico, um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e distribui informações. Sob o ponto de vista organizacional, um sistema de informação é uma solução baseada em tecnologia de informação visando apoiar organizações tanto em suas atividades cotidianas quanto em suas tomadas de decisão.

O desenvolvimento de sistemas de informação envolve diversos aspectos que vão desde o entendimento do domínio a ser considerado pelo sistema até sua utilização pelas organizações. Nesse sentido, a linha de pesquisa Sistemas de Informação inclui a investigação de temas relacionados ao desenvolvimento de diversos tipos de sistemas de informação, levando-se em consideração as particularidades dos diferentes tipos de organizações às quais os sistemas se destinam.

Para isso, são desenvolvidas pesquisas relacionadas aos seguintes temas:

**Engenharia de Software:** aborda temas relacionados às tecnologias, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento e manutenção de software. Inclui pesquisas que abordam, principalmente: processos de software, qualidade de software, medição de software, controle estatístico de processos, gerência de conhecimento, gerência de projetos e ambientes de desenvolvimento de software.

**Modelagem Conceitual e Ontologias:** investiga o desenvolvimento e aplicação de ontologias de domínio, ontologias de fundamentação e técnicas baseadas em ontologias em vários contextos da modelagem conceitual, tais como: modelagem de informações, modelagem organizacional, arquiteturas corporativas, interoperabilidade semântica, sistemas baseados em agentes e web semântica.

**Bancos de Dados:** inclui a investigação de técnicas, métodos e ferramentas para armazenamento de dados, recuperação de informações, mineração de dados, integração de dados, descoberta de conhecimento e sistemas de recomendação.

**Informática na Educação:** aborda o desenvolvimento e aplicação de ferramentas, técnicas e metodologias para o ensino-aprendizagem. Inclui trabalhos relacionados a ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, sistemas de tutores inteligentes e linguagens para representação do conhecimento.

**Professores atuantes neste linha de pesquisa:**
- [Crediné Menezes](https://informatica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal...)
- [Davidson Cury](http://www.informatica.ufes.br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal?id=23)
- [Giancarlo Guizzardi](http://www.informatica.ufes.br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal?id...)
- [João Paulo Andrade Almeida](http://www.informatica.ufes.br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal?id...)
- [Monalessa Perini Barcellos](http://www.informatica.ufes.br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal?id...)
- [Vítor Estêvão Silva Souza](http://www.informatica.ufes.br/pos-graduacao/PPGI/detalhes-de-pessoal?id...)

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910