ANALYSIS OF THE IMPACTS OF LABEL
DEPENDENCE IN MULTI-LABEL LEARNING

Nome: LUCAS HENRIQUE SOUSA MELLO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/10/2021
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
FLÁVIO MIGUEL VAREJÃO Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
THOMAS WALTER RAUBER Examinador Interno
THIAGO OLIVEIRA DOS SANTOS Examinador Interno
FRANCISCO DE ASSIS BOLDT Examinador Externo
FLÁVIO MIGUEL VAREJÃO Orientador
EDWARD HERMANN HAEUSLER Examinador Externo

Páginas

Resumo: \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"Conclusões em aprendizado multirrótulo geralmente são tiradas através de experimentos
usando conjuntos de dados reais de referência, o que é uma boa prática ao comparar
resultados. No entanto, dificilmente demonstra ou mostra claramente como a dependência
entre rótulos afeta o desempenho e o comportamento de algoritmos multirrótulo. Uma abordagem razoável para resolver tal problema consiste em adotar uma formulação matemática ou estatística do problema e usá-lo para elaborar provas teóricas. Outra abordagem consiste em elaborar experimentos em um ambiente controlado, onde a dependência entre rótulos pode ser mais facilmente controlada e analisada, o que é o caso de muitos trabalhos baseados em conjuntos de dados artificiais. Ambas abordagens são adotadas nesta tese para entender o papel da dependência de rótulos na aprendizagem multirrótulo.

O trabalho realizado nesta tese é composto de várias contribuições à análise de algoritmos multirrótulo de uma perspectiva estatística. Uma contribuição é que o método calibrated label ranking é um algoritmo que pode ter um desempenho extremamente baixo quando empregado em um cenário muito particular em que a dependência entre rótulos está presente, devido à maneira como a comparação em pares de rótulos é feita pelo algoritmo. Outra contribuição é que a dependência entre rótulos a otimização de coverage esperado é um problema NP-difícil. Por final, é apresentada uma forma de criar um ambiente experimental em que a dependência entre rótulos possa ser convenientemente controlada com o objetivo de comparar o desempenho entre os métodos de aprendizado multirrótulo.\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910