Ambiente para apoio de ensino online de Classificadores: projeto, implementação, implantação e teste.

Nome: RAFAEL ZANOLI MARCHESI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBERTO FERREIRA DE SOUZA Examinador Interno
DAVIDSON CURY Examinador Interno
ELIAS SILVA DE OLIVEIRA Orientador
FÁBIO DAROS DE FREITAS Examinador Externo

Resumo: Com o avanço da era da tecnologia digital, especialmente da Internet, houve um crescimento exacerbado no volume de informações disponíveis à sociedade, por meio de documentos eletrônicos. O fato de existir um maior acesso a diversas informações via a ``grande rede'' e a facilidade de publicar o que se quer nessa rede vem inundando as pessoas de informação de uma forma jamais vista. Junto ao excedente de conteúdos produzido veio um problema: recuperar as informações relevantes ao usuário. Para recuperar a informação de forma eficiente é necessário organizá-la e para tal fim deve ser realizada a ação de classificar. Contudo, a classificação tem se tornado uma atividade difícil para ser realizada pelo ser humano, visto o enorme crescimento dos repositórios de informações. Assim, percebeu-se a necessidade de desenvolver um processo eficiente de ensino e aprendizagem de classificadores humanos, com a meta de capacitá-los e prepará-los para a classificação da gama de documentos eletrônicos existentes na atualidade. Paralelamente ao fato do excedente informacional, a Internet possibilitou o surgimento de sistemas de informação que funcionam online. Esses sistemas Web têm aplicações em diversas áreas. Na educação, eles têm sido aplicados como base para os processos de ensino e aprendizagem via computador e são comumente, denominados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Com a motivação de auxiliar e melhorar o ensino dos profissionais de classificação é que este trabalho apresenta o projeto de um ambiente, com características de um AVA, para apoiar o ensino desses profissionais. Assim, foi realizado o processo de desenvolvimento de um ambiente para apoio de ensino online de classificadores cujo objetivo é auxiliar no treinamento e capacitação dos aprendizes de classificação, bem como avaliar seus desempenhos durante o processo de formação, e apoiar a gerência e coordenação do trabalho dos classificadores humanos. Para tanto, o ensino de classificadores foi estudado, sendo que ao final foi proposto um método de ensino e aprendizagem diferente do utilizado atualmente em disciplinas de categorização documental da área da Ciência da Informação. O resultado desse processo de desenvolvimento foi o sistema chamado de Ferramenta Computacional de Apoio à Codificação Assistida (FCA). O FCA possibilita aos alunos exercitarem a classificação através de atividades via Internet. Já aos professores possibilita avaliar e coordenar o aprendizado dos alunos. Existem algumas ferramentas no sistema que facilitam o trabalho do docente, uma é o gerador de gabaritos que ajuda muito o professor na correção das tarefas. Foram realizados alguns experimentos para avaliar os conceitos e o potencial do sistema criado. Por meio dos experimentos foi mostrado que o FCA possibilita avaliar e medir o desempenho dos aprendizes, além de diversas outras informações obtidas com sua utilização, permitindo até mesmo selecionar equipes de classificadores. Os resultados da utilização do sistema em turmas reais de classificação demonstram que o FCA é eficiente na gerência de um grande número de aprendizes de classificadores, promove melhoras individuais e coletivas na aprendizagem, é um grande auxílio na coordenação dos alunos pelo docente e apóia em tomadas de decisões para melhora do ensino.

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