Ambientes de Autoria de Jogos Locativos de Decisão para o Desenvolvimento de Habilidades de Tomada de Decisão.

Nome: ROBERTO GUIMARÃES MORATI JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/06/2014

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBERTO NOGUEIRA DE CASTRO JÚNIOR Examinador Externo
CREDINE SILVA DE MENEZES Coorientador
DAVIDSON CURY Examinador Interno
ORIVALDO DE LIRA TAVARES Orientador

Resumo: A todo tempo em nossas vidas tomamos decisões e essa é uma habilidade mais evidente no ser humano. Decisões podem ser simples, como correr ou não para pegar um ônibus, ou mais complexas como escolher a casa onde morar. Podemos precisar tomar decisões de alto risco. Por exemplo, decisões cruciais para o resultado de uma missão militar, ou em cenários onde acidentes podem acontecer, como, na construção civil. Decisões estão presentes no nosso dia a dia, entretanto, aprende-se a tomar decisões a partir das experiências mais elaboradas ou por um processo de planejamento. Os seres humanos normalmente tomam decisões baseados em emoções, o que pode não ser a melhor maneira. Nesse contexto, a escola pode assumir um importante papel no aperfeiçoamento da habilidade de tomada de decisão, provendo oportunidades de tomada de decisão em ambientes simulados. Em ordem a maximizar a chance de tomar boas decisões, é necessário considerar as informações disponíveis. Tais informações podem mudar a todo momento e, dependendo de
como o indivíduo interpreta essa informação, sua decisão pode ser mais ou menos eficaz. Com o propósito de desenvolver habilidades de tomada de decisão, jogos sérios têm sido constantemente explorados. Entretanto, muitos desses jogos usam contextos artificiais diferente do real para os jogadores, além de, oferecerem interações sociais limitadas, uma vez que elas não ocorrem naturalmente.De modo a contribuir com a criação de oportunidades para promover a tomada de decisão, esta dissertação apresenta um ambiente que permite a construção de uma classe específica de jogos locativos, que nós chamamos de Jogos Locativos de Decisão. Esta dissertação apresenta a concepção e desenvolvimento de editores para a construção de
Jogos Locativos de Decisão em diferentes cenários. Esse ambiente é desenvolvido no contexto do projeto Clic&Ação-ARLA (Aventuras Locativas com Realidade Aumentada), projeto que tem por objetivo a criação de jogos locativos para o Android OS (Operating System).

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910